Print Friendly

Uma forma prática pra quem quer crescer na Vida de Oração

oração dos 7 passoPor incrível que pareça… é cada vez mais comum que as pessoas do nosso tempo busquem alguma forma para entrar em contato com o “ser superior” (como alguns chamam); que para os cristãos e a maioria da humanidade esse ser superior se chama “Deus”! Ele trás um profundo desejo de estar cada vez mais próximo de você e de conversar com você…

Um dos meios mais comuns para entrar em contato com Ele se chama: “oração“. Porém a maioria das pessoas sentem muitas dificuldades para orar, e costumam dizer :

  1. “…não sei o que é isso direito…”
  2. “…não sei como começar isso…”
  3. “…até sei começar, mas logo paro de rezar (orar)…” [inconstância]
  4. “…só rezo (oro) quando passo por dificuldades…”
  5. “rezo (oro), sim, mas do meu jeito…”
  6. “rezo (oro) sempre, em todo lugar… (na maioria das vezes uma desculpa, de que ainda não aprendeu a orar direito)

Então pra tentar resolver alguns desses problemas, quero mais que ficar dando explicações teológicas sobre oração… vou lhe mostrar uma forma muito fácil e prática pra você aprender a orar, ter constância e crescer no relacionamento com esse “Ser Superior” que chamamos de Deus. Prepare-se, vamos aprender a “Oração dos 7 Passos“.

1° Passo:

homem orandoDetermine um lugar para você orar, esse será o seu “cantinho de oração” nada daquela história de “oro no ônibus”, “no caminho pra escola”, claro você também pode fazer isso nestes momentos, mas Deus é Pai e não quer você fique só com “lanchinhos”, entende? A Oração Pessoal deve ter lugar próprio, porque é refeição completa! Você precisa de um lugar onde as pessoas não fiquem te atrapalhando ou te interrompendo, estamos em busca de um lugar que te proporcione intimidade. Existem muitas opções: uma capela (igreja), um lugar mais afastado da casa, um quarto, etc. ok? Agora descubra o seu lugar de oração!

.

.

2° Passo:

DAR TEMPO PRA DEUSGeralmente estamos acostumados a orar (rezar) enquanto sentimos vontade de orar (rezar), mas aprendi que “sem disciplina não há santidade” e poderia dizer mais “sem disciplina não há intimidade”, por isso tem dias que você ora (reza) muito tempo e outros você não quer rezar (orar) nada, e diz: “estou sem vontade”… “estou cansado”… “com sono”… “foi muito corrido o dia”; e por aí vai… por isso você precisa determinar quanto tempo você vai dar pra Deus por dia, talvez para alguns fique fácil de entender assim… é como um dízimo do tempo, pense quanto tempo você deu para a internet? Para a TV? Para os amigos? Para a família? Para o trabalho? E etc… e para Deus quanto tempo você tem? Uma dica e uma regra, primeiro a dica: nunca comece com muito tempo é como na academia vai devagar no começo (10 minutos?) e depois vai aumentando; e a regra: o tempo sempre pode aumentar, mas nunca diminuir! O importante pra Deus não é quantidade, mas o amor com que você reza (ora) e não importa se está cansado ou coisa do tipo; Deus te aceita mesmo assim! Não tem desculpa. E aí? Quanto tempo vai dar pra Deus? Ah… escolha também o melhor horário do dia (manhã, tarde, noite ou madrugada?).

3° Passo:

maria e JesusRezar (orar) um Pai Nosso e uma Ave Maria. O Pai Nosso foi a oração que Jesus nos ensinou (Mt 6, 9-13), nela vamos encontrar grandes ensinamentos que Jesus nos deixou… e também a Ave Maria, quando recitamos essa oração realizamos uma profecia bíblica, você sabia? Veja o que a Bíblia diz em Lucas 1, 48: “…Sim, de agora em diante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”. A maior proclamação que ela é “bem-dita” na verdade é feita pelo próprio Deus, o Anjo Gabriel, disse: “Ave Maria cheia de Graça, o Senhor é convosco” (Lc 1, 28); recitar a Ave Maria é fazer eco da voz de Deus no tempo que se chama hoje; e na segunda parte: “Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte, amem”. Não há nada de errado também; que ela é santa todo mundo sabe, nós a chamamos de Mãe de Deus somente porque Jesus é Deus e no final pedimos que interceda por nós, mais ou menos como muitas pessoas fazem pedindo uns aos outros oração. Fique tranquilo pode rezar (orar) sem medo.

4° Passo:

LOUVORChegou a hora de louvar, isso significa agradecer. Neste momento você deve ir lembrando-se de tudo o que você passou neste dia ou no dia anterior, ou até mesmo lembranças que forem vindo a sua mente neste momento pode ir agradecendo a Deus, pode fazer mais ou menos assim: “Senhor eu te louvo, porque hoje eu abri meus olhos e vi as nuvens no céu, elas estavam lindas, Senhor eu te louvo, porque hoje não me faltou o alimento, te louvo porque sei que você está sempre ao meu lado, te louvo por tudo… por aquilo que foi bom e por aquilo que ainda não foi bom…”

5° Passo:

PERDAÕTodo mundo erra não é verdade? Então vamos pedir perdão ao Senhor por todas as coisas que fizemos e não foram muito legais, um dia li no Evangelho que Jesus chorava (Lc 19,41), Ele chorava porque os pecados que aquelas pessoas cometiam não machucavam somente elas mesmas, mas machucavam também o Seu Coração… e o mesmo Jesus que as amava te ama também. Por isso, vamos pedir perdão ao Senhor pelas vezes que erramos e fizemos aquilo que não deveríamos fazer, pode começar assim: “Senhor me perdoe… hoje eu menti, tive vergonha de assumir a verdade, Senhor me perdoe também quando fiquei com muita raiva daquela pessoa… Senhor perdão…

6° Passo:

Agora é o mais fácil… chegou a hora de pedir, fazer a sua prece, seus pedidos, uma dica você pode começar pedindo pelos outros e deixar para o final os seus pedidos pessoais. Quando fizer os seus pedidos lembre-se disso: “A confiança que depositamos nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, Ele nos atenderá” (I Jo 5,14).

7° Passo:

Oração é diálogo, é conversa… e em uma conversa sempre existe a hora de ouvir; portanto chegou a hora de ouvir… hora de ouvir a Deus, talvez pense “nossa isso é muito difícil…” não é não! Vou te mostrar… você tem bíblia? Se não tiver é bom comprar, se perdeu é bom achar… (rsrsrs), e se você estiver lendo esse texto no computador é só procurar no Google (ou outro buscador) por “Bíblia” se quiser tem até Bíblia em pdf. Então pegue sua Bíblia e leia (ouça… rsrsr)… uma parte qualquer e depois silêncio… deixe ressoar dentro de você a “Voz de Deus”, viu como é fácil? Uma dica: se você está começando a ter contato com a Bíblia agora, então comece pelo Novo Testamento é uma linguagem mais próxima da nossa ou então os Salmos também será um bom começo e quando não entender alguma coisa, procure pessoas que realmente te ajudem e não te deixem mais confusa (o).

Pronto agora você já pode ter uma vida de oração constante, seja fiel, se marcou um lugar e uma hora, então você tem um encontro… “um encontro com Deus” não falte… tenha certeza Ele não vai faltar! Não pare de caminhar esses simples 7 passos vão te levar ao Céu!

Deus abençoe

Pe. Sóstenes Vieira

Orar com música também é muito bom…

(Graças Pai – Eliana Ribeiro)

37 Comentários

  1. um dia no programa sorrindo para vida o senhor falou desse passos para oração, desde desse dia que faço realmente vale apena seguir esses passos para oração. o senhor qd vem a Natal? Zildenir

    • Nossa que legal que vc foi fiel, parabéns!
      é mesmo já falei no sorrindo pra vida e depois fiz uma pregação sobre isso, mas achei importante com a linguagem da internet coloca-lo também aqui assim fica fácil pra muitos outros ter acesso.
      quanto ir a natal acho que vai demorar estou aguardando a saída do visto para Israel vou morar lá…
      Deus abençoe

  2. muito obrigada padre isso me ajudou muito vou tentar fazer exatamente como eu li,fiquei muito feliz que DEUS te conserve assim tao sabio

  3. Obrigada, por ser sinal e voz de Deus em minha vida, obrigada pelo seu SIM, que o Senhor Jesus continue lhe abençoando, sendo fonte de graça e benção nas nossas vidas…Deus o abençoe!
    Conto com o Srº hein, rs.

  4. Esmênia de Souza Oliveira

    Obrigada Pe Sóstenes por ter me orientado como entrar em oração com DEUS,Amém.

  5. Karla Lombardi de Lima

    Obrigado padre,o senhor nos ajuda muito,que Deus e maria santssima continuem te abençoando cada vez mais,precisamos de mais padres como o senhor.Gostaria que o senhor comentase sobre a confissão,e quero dizer que as vezes vou me confessar e o padre que me atende fica olhando para o relógio ou com geito de quem gostaria que eu fosse embora logo isso me deixa muito triste,o senhor pode me ajudar quanto a isso,obrigado,sua benção.

    • Paz
      ah que bom que gostou , espero continuar ajudando…
      quanto a confissão com certeza posso escrever mais pra frente ao sobre isso, é bom receber sugestões… (obrigado)
      quando ao padre que atende a sua confissão… veja a confissão pode ser feita com algo muito específico mesmo (confessando apenas o pecado), porém se você percebe que precisa de uma conversa, de um atendimento (e isso é muito bom), peça pra ele e marque um horário que ele possa te atender de forma mais apropriada, isso vai ser muito bom pra vcs.
      Deus abençoe

  6. Paz de Jesus padre sua bênção padre muito bom o texto muito interessante mesmo, lendo o texto observo que não a dialogo com deus sem a oração a oração é uma forma de servirmos a Deus, e de comprometermos com DEUS, pois muitas vezes temos tempo para tudo para trabalhar para ir à academia para assistir TV para conversar mais não temos tempo para nos comprometermos com DEUS. Padre vejo que DEUS determinou a oração como meio para que pudéssemos obter Suas soluções em inúmeras situações como por exemplo : * Preparação para grandes decisões (Lucas 6:12-13) Derrubar barreiras demoníacas pois a palavra fala em efésios que a nossa luta não e contra carne e nem sangue (Mateus 17:14-21) A falta de oração demonstra a falta de fé e a falta de confiança na Palavra de Deus. Infelizmente muita gente não procura DEUS não tem tempo pra DEUS só vai procurar a DEUS quando acontece algo ruim ou esta passando dificuldades. Padre vejo que quando oramos para demonstrar nossa fé em Deus, ele nos abençoa nossas vidas mais do que podemos pedir ou esperar (Efésios 3:20). A oração é nosso primeiro meio de ver a obra de Deus na vida, por isto e muito importante termos tempo para DEUS. E quando padre o senhor fala sobre “sem disciplina não há intimidade” podemos ver em (Efésios 6;10)enfim fortalecei vos no senhor no poder de sua força. Creio eu padre para termos uma vida de oração e preciso ter dois pilares que e HIERARQUIA em saber reconhecer que DEUS esta acima de tudo. DISCIPLINA para nosso corpo, pois só disciplinando o nosso corpo e que vamos ter uma vida de oração, pois ate existe um ditado popular DEUS ajuda quem cedo madruga. A sabedoria de Deus, em muito, excede a nossa por isto devemos nos voltar a DEUS. Parabéns pelo texto muito bom padre

    • Paz
      que bom Leandro… fico muito feliz por ter gostado e também pela sua participação com o comentário…
      Deus abençoe
      “sem disciplina não há intimidade”

  7. maria auxiliadora martinolli

    Boa noite, padre, se eu tivesse lido texto antes de sábado não haveria necessidade de aborrecer o senhor, sensacional! Graças a Deus já faço isto, inclusive louvar com músicas quando eu estou precisando de ajuda e não estou conseguindo fazê-lo sozinha, obrigada padre é como se Jesus estivesse mandando um email para mim dizendo para continuar neste caminho.Ah…..a minha última conversão começou (não sabia com quem falar e nem o que fazer) com orações dos salmos…..o se nhor é uma bênção, obrigada e boa noite.

    • paz
      que bom…
      mas fique tranquila… vc não atrapalha, estamos juntos na mesma jornada…
      Deus abençoe

  8. Ana Beatriz de Olivera

    Obrigada, Pe.!! Adorei…um texto simples e objetivo. Vai me ajudar muiiiiito…Acredito que o mais difícil, seja mesmo, ” o ouvir”…. tenho certeza que Deus muitas vezes fala comigo…mas sou eu que não entendo. Como fazer? Onde estou errando? Peço muita Luz, Sabedoria, Discernimento para entende-Lo, e assim fazer a Sua vontade. . Que o Sr. continue levando palavras de amor, de força para tantos corações tão carentes de palavras amigas e de amor ao próximo e a Deus. Que Deus o Abençoe, Proteja e Ilumine Sempre nesse ministério de Amor.

    • paz
      Ana…
      ouvir a Deus é como sintonizar uma rádio… quanto mais você coloca aquele “botãozinho” no lugar certo… tanto maior será a sua percepção sobre os sons emitidos pela Radio, em outras palavras “entrar em sintonia com Deus”. O que estou querendo dizer pode ficar mais claro ainda… retire todos os ruídos que estão atrapalhando sua comunicação com Deus (ruídos podem ser: pecados, infidelidade, indisciplina (sobretudo na oração), alguns relacionamentos afetivos estragados também podem dar um pouco de interferência nesta comunicação)… tá bom?
      Espero que vc consiga
      Deus abençoe

  9. Obrigada Padre Sóstenes!!! Estava precisando mesmo aprender a rezar com firmeza. Vou colocar em prática esses passos e ser fiel.

  10. Nossa que lindo esses sete passos….vc comecar hoje mesmo e pesso a Deus forca para nao desistir…amem!

  11. ah…a sua bencao padre e que Deus te abencoe sempre mais…obrigada!

  12. Obrigada pela dica, isso acontece muito comigo, eu vou as missas todos os dias , sou ministra extraordinaria da sagrada eucaristia, tem dias q rezo até 3 terços, mas tem tempo q fico sem vontade de rezar , e acabo não rezando.

    • Pois é, então agora
      a palavra de ordem é fidelidade…
      lembre-se “sem disciplina não há intimidade”
      Deus abençoe

  13. Elizangela Arriel

    obrigada Padre por estas dicas tao preciosas! Continue partilhando conosco suas sabias palavras. Deus lhe proteja. Elizangela Arriel Perdoes Minas Gerais

  14. Oi padre sua benção amei a oração dos 7 passos principalmente porque eu já adotei ela como uma forma de bater um bom papo com Meu grande amigo Jesus é maravilhoso como o senhor escreve é como se tivessemos a mesma ideia e o senhor tem um jeito de escrever que faz com que as pessoas se identifiquem com o Texto e busque inspiração este é um grande Dom padre Parabéns é tão Bom conversar com Deus sinto uma presença tão forte que chego a mim emocionar e quando eu rezo não vejo nem o Tempo passar e nem sinto o mundo ao meu redor só fico tendo lindas imagens de Jesus me acolhendo em seus braços e me fazendo esquecer as dores é muito linddo e quero seguir esta oração até o ultimo dia da minha vida amo rezar as 18:00 horas acho o momento mais lindo para converssar com Deus pois o Dia vai chegando ao fim vem uma brisa suave e escutamos a cigarra cantando no alto das árvores para o criador ai coloco o rádio na ave maria e fico lembrando dos meus avós que juntava a família para fazerem suas orações só depois iam fazer a janta para dormir e hoje em dia é tão dificil juntar a família com a aquela fé para rezar mais graças a Deus eu tenho sorte de ter uma familia tão abençoada assim que reza as 18:00 horas se benze ao passar na frente de uma igreja sei que vou carregar e poder transmitir estes sagrados valores que poucos conhecem ou que não praticam por não acreditarem Obrigado Padre mais uma vez pela bela reflexão fique sempre com nosso Senhor Jesus cristo Amém

    • Amém…
      muito obrigado pelo incentivo… espero que cada Palavra minha seja na verdade os dedos de Jesus a digitar no meu lugar…
      Deus abençoe e continue sendo essa pessoa de oração…

  15. Pingback: A oração dos 7 passos - Paróquia Sagrada Família

  16. De nadaa.. concerteza padre Jesus irá sempre te guiar..
    Amém!!! :D e que maria santissima interceda sempre por ti
    Um Grande abraço!!

  17. Patricia Nascimento

    Louvado seja Deus por mais esse presente que recebemos do Senhor através da pessoa
    do padre Sóstenes.
    Eu particularmente gostei muito dos sete passos. Concluo que rezava ‘esquisito’ até hoje né?! rsrsrsrs
    Vou imprimir para não esquecer nenhum passo!!!

    Obrigada!!

    Que Deus continue o abençoando!

    • Maravilha Patrícia…
      aproveite… fique a vontade
      cresçamos na fidelidade, cresçamos na intimidade…
      Deus abençoe

  18. Li e me senti constrangida pois não sou de orar muito, principalmente quando estou sozinha.
    Posso dizer apenas que vou começar a usar os 7 passos.
    Talvez meu dízimo de tempo de oração não seja digno. Mas não sou digna do amor de Deus mesmo. Seja pouco ou muito, vou orar.
    Acho que um dia eu terei mais disciplina pra ser mais santa.
    Será que eu consigo?

    • padresostenes

      paz
      com certeza consegue… não importa a quantidade de tempo o que vai fazer mesmo a diferença é a fidelidade, não importa se é uma hora ou 10 minutos, seja fiel no seu propósito, ok?
      Deus abençoe

  19. Oi, Padre sua benção!
    Obrigada, estava precisando ver estes 7 passos …padre confesso que ñ tenho sido fiel com o meu jeito de orar, mais agora com esse incentivo, quero aprender a ser fiel… preciso ser fiel!
    Que Deus te Abençoe… cada vez mais … Obrigada por ñ deixar a suas ovelhas desamparadas.

    Te amo!!!! de sua Filha,
    Cláudia.

  20. Muito bom Padre esses 7 passos, em nome de Jesus vou trilhar nesses sete passos.
    Sempre deixo pra fazer minha antes de dormir, depois que fiquei horas no computador, sei que estou errada.
    Apartir de agora irei mudar.
    Deus lhe abençõe…..

    • Parabéns!
      É isso aí, sem disciplina não há intimidade… busque equilíbrio também no uso da internet… ela pode te roubar de Deus… fique atenta…
      Deus abençoe e boa caminhada…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *