Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Missa de 21 de agosto de 2016

post domingo

Assunta” quer dizer: levada por alguém. No caso de Nossa Senhora, levada pelos anjos para o Céu. Mas… Como a gente sabe que Nossa Senhora foi levada pelos anjos para o Céu? E como a gente sabe que ela não foi só de alma, como todo mundo e foi de corpo e alma como seu filho Jesus?

São Tomé e o Santo Cinto de Nossa Senhora

Essa história vem da tradição da Igreja: histórias que são contadas desde os tempos dos apóstolos, mas que não estão na Bíblia.

São Tomé encontrava-se numa viagen missionária

Quando recebeu um recado de São Pedro: “Volte rápido à Jerusalém, pois  Maria, a mãe do Senhor,  está morrendo e deseja despedir-se de todos.”

Tomé chegou tarde demais e os apóstolos contaram a ele que Maria havia morrido. São Tomé pediu a São Pedro que abrisse o sepulcro, para poder prestar suas últimas homenagens à Mãe querida de Jesus. Atendido o seu pedido, constatou que o túmulo estava vazio, no local encontravam-se apenas muitos lírios e rosas.

Nesse mesmo momento, ao levantar os olhos para o céu, Tomé viu a assunção de Nossa Senhora: ela sorrindo, levada por muitos anjos. Maria desatou da cintura um  cordão e o lançou para Tomé… E porque? Para que os apóstolos dessem conta que ela não estava indo para o Céu só com sua alma, mas também com o seu corpo.

Texto: Tia Adelita

nossa_senhora assunção