CASAL TIPO ELABORADO

casal.jpg
*GERSON ABARCA

Dando continuidade aos tipos de casais que vão se estruturando na psicodinâmica conjugal, que trouxemos em reflexões anteriores na categoria VIDA CONJUGAL deste blog, vamos refletir sobre o casal TIPO ELABORADO.
Como já refletimos sobre os TIPOS ESPELHO E MULETA, podemos concluir que os casais que se estruturam na tipologia estruturada, são aqueles que se configuram por escolhas de vinculos maduros, onde um homem e uma mulher, em pleno estágio de maturidade bio-psico-social, se encontram e escolhem estabelecer parceria.
Assim,o CASAL TIPO ESTRUTURADO é aquele que faz PARCERIA. Só estabelece parceria, quando existem partes que possuem algo a oferecer, estabelecendo assim trocas. Só troca, quem têm algo para trocar. Pensando desta forma, aparentemente parece algo mercenário. Mas não é. É a possibilidade de um casal caminhar lado a lado, sem que haja um que esteja em desvantagem em relação ao outro.
CASAIS TIPO ELABORADOS, são raros de se ver. Se os encontrassemos com facilidade, provavelmente não veríamos tantas famílias desestruturadas.
O problema de falarmos do TIPO ELABORADO, está na idéia que temos de que elaborado seria o tipo casal 20, ou com ar de santidade suprema.
CASAL TIPO ELABORADO, não é casal perfeito , mas sim casal que consegue ELABORAR. Isto é, encarar as diferenças inerentes de qualquer relacionamento humano. Saber perceber os erros e recomeçar, perdoar,recasar sempre.
Mesmo em crises de auto narcisismo – TIPO ESPELHO -; até às crises de dependência infantil -TIPO MULETA -, O CASAL TIPO ELABORADO transitando nas desestruturas emocionais que também qualquer pessoa está sujeita, saberá se superar de alguma forma. A busca de uma ajuda espiritual ou psicológica, quando um casal entra em crise, é um sintoma de maturidade, pois saem do mundo restrito ao casal para a busca de suporte.No final, prevalecerá a superação da crise.
Eu mesmo, com minha esposa Maria Celina ( blog.cancaonova.com/sermulher ), após 17 anos de casados, posso afirmar que já recasei-me muitas vezes, quando das crises emergentes, soubemos buscar ajuda e recasarmo-nos, isto é, reassumir nosso propósito inicial.
Neste dias, fui ao casamento da Psicóloga Daniela, da equipe do Instituto Pensamento ( www.psipensar.com.br ), com seu noivo Robson. Uma bela Cerimônia Religiosa na Igreja Batista em Vitória -ES. Durante a Celebração, não parava de lembrar do dia de meu casamento com a Celina. Dizia para a Daniela, antes da Celebração, que era para ela ir sem preocupações logisticas para poder degustar de todos os momentos, pois aquela Celebração serviria como alimento à longevidade conjugal deles. A Celebração foi emocionante, porque via-se com transparência a maturidade de cada um dos noivos,pessoas maduras bio-psico-social, com grande compromisso espiritual. Até hoje, adoro ver as fotos da Celebração de Casamento que em 19 de janeiro de 1991, realizamos( Celina,Gerson,Pe.Domênico Salvador e Comunidade da Vila Prudenciana, cidade de Assis-ES).
Um dos meios que você poderá medir se seu casamento está enquadrado no TIPO ELABORADO, é só obervar se ficam felizes quando reconstituem a história conjugal, causando um sentimento de integração, satisfação, e desejo de se estar junto por muitos anos. Ao sentir seu parceiro ou parceira, bate aquela SAUDADE, como se estivesse longe por muito tempo. Aquela sensação de que parece que foi ontem o dia do sim conjugal.

* É Psicólogo, atua com psicoterapia conjugal pelo Instituto Pensamento.

sábado, setembro 29th, 2007 vida-conjugal

No comments yet.

Leave a comment