A ignorância da Fé: um desafio à nossa Igreja!

natal.jpg

Neste domingo celebramos a Epifania que nos traz a recordação da manifestação do Senhor. Os três Reis Magos representam os povos que estão em busca da Luz – que é Jesus – “o menino Deus que Se Fez Carne e Habitou no meio de nós para nos Salvar”.

Em casa, mantemos a estrela guia acesa e rezamos antes de dormir ainda no presépio, pois estamos como família “aguardando a visita dos Reis Magos à Sagrada Família”.

Algumas famílias que participam conosco na comunidade religiosa perguntam o por que ainda da estrela guia e o presépio presente e nós devolvemos a pergunta se entem o significado de Epifania.

………???? ( nenhuma resposta).

A todas as famílias que perguntamos, não souberam dizer o significado e neste sentido nos vem a preocupação da formação catequética que vem se realizando em nossos comunidades.

Vamos recordar que no tempo do Advento que devemos preparar o presépio e as luzes.

Aqui na minha cidade , erroneamente ocomércio começa já no início de novembro e “aproveitando a onda” as famílias começam também a colocar as suas árvores de natal e as luzes – o que para a nossa Igreja Católica não têm significado algum.

Acredito que precisamos renovar estes significados para que os nosso filhos aprendam a vivenciar a verdadeira Celebração do Tempo do Advento, o Natal e a Epifania senão, ainda o consumismo , as festas e o divertimento serão os maiores significados para as crianças e não a oração, a alegria da espera do ncimento de Jesus e a expectativa do encontro dos Reis Magos junto a Sagrada Família.

A Igreja somos nós, então vamos juntos enfrentar este desafio em nossa comunidades e buscar esta renovação na catéquese para que a mesma seja de fato um instrumento de educação da Fé que nos liberta das amarrasdo consumismo e nos leva até ao Pai.

sábado, janeiro 5th, 2008 religiao-e-familia

No comments yet.

Leave a comment