Os "ingredientes" para a infidelidade conjugal

infidelidade.jpg

Neste mês, me deparei com a notícia de três separações de casais da “sociedade” e que surpreendeu muita gente, pois todos possuem algumas condições comuns: casais entre 15 a 20 anos de vida conjugal, com êxito profissional e bem estar econômico e social.
Um único motivo das separações: INFIDELIDADE CONJUGAL de um dos parceiros(as).
Mas também, identifico alguns “ingredientes” também comuns e que acredito (pela minha experiência conjugal própria e profissional) contribuiram para a quebra de “fidelidade”.
Primeiro ingrediente: todos “católicos de fim de semana”. A participação na comunidade religiosa com certeza fortalece o casal no seu sacramento matrimonial. Sem a presença amorosa de Deus, todo casamento está fadado a um fracasso.
Segundo ingrediente: excesso de trabalho que potencializa o individualismo de cada um.Todos eram conhecidos como excelentes profissionais e que ambos (cada casal) tinham “muito trabalho”. A convivência conjugal saudável requer uma dosagem na distribuição de tempo tanto para o próprio fortalecimento da vida a dois como para o cuidado dos filhos e o processo educacional dos mesmos. Interessante que todos tinham mais que uma empregada, para dar “conta das crianças”.
Terceiro Ingrediente: A preocupação do destaque em colunas sociais e festas . Quando nos propomos de construir uma vida conjugal coerente, se faz necessário que o casal construa a sua base em sentimentos verdadeiros e não superficiais, pois um dia “a casa caí” e sem dúvidas quem mais sofre com esta triste realidade são os filhos.
Olhar para a experiência do outro pode e muito contribuir para o fortalecimento da nossa própria experiência e assim fazermos as mudanças que são necessárias para que a nossa existência conjugal seja reflexo permanente do amor de Deus na realidade.
Fico muita triste pelas separações e penso muito em seus filhos, mas oro para que o Espírito Santo possam iluminá-los e que todos reencontre o verdadeiro amor que um dia os levou a se unirem “até que a morte os separe” e que gerou seus filhos.
Fico me perguntando: qual é o testemunho que fica para os filhos? qual será o sentido da vida para cada um a partir da separação de seus pais? É possível assim acreditarem no Amor?.
Mais uma vez podemos constar que: DINHEIRO, FAMA E PRESTÍGIO NÃO TRAZEM FELICIDADE.

O AMOR DE DEUS SIM É A VERDADEIRA FONTE DE FELICIDADE ETERNA!

A nós profissionais de saúde é dado a responsabilidade de contribuirmos para que o casal possa superar as suas dificuldades e assim construir novos caminhos, porém sem a presença de Deus o Sacramento do Matrimônio não cumpre o seu verdadeiro sentido e se torna simplesmente um evento social e tradicional, correndo o risco destas separações que relatamos a custa de muito sofrimento.

Como vai o seu Sacramento Matrimonial?

Como canta o Pe. Zezinho: ” Que os filhos encontrem no colo o sentido da vida”

segunda-feira, março 24th, 2008 vida-conjugal

6 Comments to Os "ingredientes" para a infidelidade conjugal

bruno
24/03/2008

ola,rudo bom com vc…
de uma olhada no meu site e deixe um comentario

maria do amparo
25/03/2008

O meu casamento vem passado por momento de muito dor eu quase mim separei do meu esposo, a 25anos, meu esposo teve uma filha davi, passaram 10 anos e le nunca quis saber dessa filha, quando o conheci,passei a falar com ele ate que o convece a fala com a filha, nos casamos ela ja tinha l3anos eramos amigas só que ela junto com a mãe passou, a infernizar a minha vida o meu esposo passa a mim maltrata foi espulssa de casa teve dois abortos,minha vida paasou a ser uma tortura, pq depois de mais de l8 anos, ele volta a ter conto que a mulher que dizia odiar, e eu já não sei mais o que fazer estou penssando em ir embora, só que ele nega tudo mais as pessoa sempre ver eles juntos e ela afirma que ainda vai viver com ele em uma casa e isso não é vida para ninguem

Hiod
11/05/2008

De fato, eu próprio vivi duas uniões civis. Na segunda, procurei corrigir minhas falhas pessoais da primeira. Investi amor/comprometimento, atenção, dedicação, afeto… E embora minha esposa soubesse o quanto eu a amava, decorridos mais de seis anos de um casamento invejável e admirado, passou a alimentar dúvidas sobre seu amor por mim. E, aproveitando-se do fato de passar largos dias morando em outra cidade, por razões profissionais transitórias, e da minha confiança nascida do cultivo do meu amor, passou a freqüentar clandestinamente baladas e se envolveu sexualmente com outro homem.

Quando descobri, ao passo que me deparei com a tragédia que destruiu a troco de nada meu casamento – ela mesma diz que não sabe como pode fazer o que fez nem tinha razão para fazê-lo – quase que imediatamente percebi o que tinha causado meu segundo grande fracasso (também causa do primeiro): a falta da aceitação determinada de Deus na realização das minhas uniões e da aceitação renovada e diária de Deus pelo casal.

Oro, agora, para que Deus me mostre o que quer de mim. Mas, não quero mais qualquer união que não seja abençoada pelo Sacramento do Matrimônio – e terá que ser plena de vida religiosa. Espero, pela misericórdia Divina, receber esta oportunidade.

Ivanisa elisanete
14/12/2008

Sou casada a 26 anos, depois de muitas tentativas em terapias,cursos á favor da continuação do matrimonio,(sem resultados), me vejo atualmente sem forças prá tentar,prá lutar, prá continuar…Com a proximidade do casamento de minha filha mais nova(22 anos) e meu filho mais velho (26 anos),me sinto exausta e com a certeza de que cumpri meu papel no casamento.Quero muito uma nova oportunidade de relacionamento, hoje aos meus 42 anos sinto que ainda há esperança de se ter uma nova realidade de relacionamento dentro de um contexto cristão,amigável, responsável,carinhoso,em paz…Quero ser feliz!!!

Lena
17/03/2010

Tenho certeza que as infidelidades de meu marido ocorreram principalmente por ele não cultivar de verdade Deus em seu coração e tb porque trair na família dele era uma coisa normal, desde que a infidelidade fosse somente a masculina. Ele até é uma boa pessoa, honesta em relação ao seu trabalho e finanças, achava tb que o comportamento do seu pai, tios e irmão eram errados, mas foi um fraco e se deixou levar pela sua fraqueza, que é a luxúria, pela sua genética familiar, enfim por todos os apelos e tentações que podem ocorrer na vida de qualquer pessoa. Nem todo o nosso amor , nossa convivência carinhosa, nossos momentos felizes com nossos filhos e nossa ótima vida sexual, foram suficientes para manter afastado de nós, o terrível e destruidor poder da infidelidade. Eu sempre achei que ele gostava demais de sexo, e isso nunca faltou em nosso casamento, eu sempre fui fiel e isso para mim nunca representou nenhum sacrifício.Tenho certeza de que fidelidade tem a ver com princípios, maneira como somos criados e educados, valores e respeito ao próximo, virtudes que devemos cultivar desde cedo.Infelizmente,ele não foi forte e inteligente o suficiente para saber que dentro de um casamento, o respeito e o amor começam a minar quando se trai, e não só quando a traição é descoberta.E vou dizer mais, dentro de um lar em que existe uma esposa e mãe fiel,leal, amorosa, dedicada e virtuosa, já habita a presença de Deus e do Espírito Santo, e triste do homem que não enxerga essa presença através da sua família, esse com certeza cairá na rua,. através das suas fraquezas, mas suas traições e mentiras não ficarão ocultas por muito tempo.Posso falar sobre isso com toda certeza, pois foi isso que aconteceu dentro da minha casa. Não sou católica, nem evangélica, mas acredito piamente na existência de Deus, do Seu único e Perfeito Filho e na providência Divina, que sempre chega para fazer e trazer justiça para aqueles que estão puros de coração.Quem fere e trai a família, ofende a Deus pois se deixou servir de instrumento para destruir o que é sagrado.

Jacqueline
9/06/2011

Gostei muito da matéria, e principalmente do comentário da Lena, estou passando por isso, e sei como é dificil, concordo plenamente quando ela diz que a fidelidade tem a ver com princípios e educação dentro da família, mas Deus conhece todo os seus filhos, e com certeza a verdade sempre aparece, mesmo quando não estamos procurando por ela, é a providência Divina.

Leave a comment