A prevenção da Pressão Alta dentro de casa

Hoje em dia é muito comum ouvir falar sobre a tal pressão alta (hipertensão arterial sistêmica) Os jornais televisionados fazem séries especiais de programas a respeito do assunto.
Cada dia mais nós ouvimos falar que um vizinho ou um parente teve um sério problema de saúde por causa da pressão alta.
Mas o que é a hipertensão arterial? E por que é tão importante assim? O que eu devo fazer para evitá-la?
A hipertensão é a elevação de níveis pressóricos dentro dos vasos sanguíneos (pressão arterial) acima de 139/89 mmHg, ou em outras palavras, é o nível de pressão arterial acima do qual a investigação e o tratamento produzem mais benefício do que dano.
A hipertensão tem alta prevalência no Brasil, em torno de 11 a 30%, ou seja, 16 milhões de brasileiros aproximadamente já foram diagnosticados e estima-se que mais de 15 milhões ainda não sabem que tem pressão alta.
Devemos ter em mente que são as complicações da pressão alta que causam um índice alto de mortes e incapacidades: Acidente vascular cerebral (derrame), infarto, morte súbita, hipertrofia ventricular, insuficiência cardíaca e outros.
Como podemos observar, não dá para brincar com nossa saúde, e devemos tomar algumas medidas, a começar dentro de casa, que são importantes na prevenção e controle da pressão alta.
O consumo abusivo de sal é o desencadeante ambiental mais importante de hipertensão arterial. Se os alimentos não fossem conservados em sais de sódio e se não se adicionasse sal de cozinha nos alimentos, provavelmente a pressão arterial não aumentaria durante a vida. Que tal reduzir a ingestão de sal em sua casa? Cuidado com aquele sal despejado direto na salada. A porção de sal para uma criança e para um adulto deve ser diferenciada.
A redução de peso é outra medida importante, pois diminui consideravelmente os riscos de diabetes, diminuem os níveis de colesterol no sangue e por si só a obesidade é um fator de risco para aumentar a pressão arterial. Cuide de seu hábito alimentar e desta forma você reduzirá ou manterá o seu peso.A atividade física regular diminui a incidência de doenças cardiovasculares e associa-se a níveis pressóricos mais baixos, bem como reduz os níveis de colesterol total. Continuamos a insistir. Tente se organizar para fazer a sua tividade física no mínimo três vezes na semana.
Uma dieta rica em frutas, verduras e produtos lácteos, com maior conteúdo de potássio, magnésio, cálcio, e fibras e menor proporção de gorduras saturadas (óleos de cozinha animal, manteiga etc.) são recomendados no dia a dia, aumentando a qualidade de vida.
O uso excessivo de álcool está relacionado com o aumento da pressão arterial.
Cuidado com o excesso do padrão de drinque !
E AOS PAIS UM ALERTA! Segundo a Folha de São Paulo, no caderno de ciência e saúde publicado esta semana. jovens na faixa etária entre 20 e 40 anos estão sofrendo mais infartos do miocárdio. Nos principais hospitais cardiológicos de São Paulo, eles representam, em média, 12% dos casos. Há dez anos, não passavam de 6%. Os vilões que contribuie m para este quadro agravante são:estress, o tabagismo, a inatividade física e a má alimentação.
Porém , um fato que chamou a atenção da equipe médica foi a alta incidência de fumantes entre esses jovens: 91%. “Esse foi o principal fator de risco, além dos antecedentes familiares (presentes em 45% dos infartados). É muito difícil encontrar um jovem que infartou e que não fume. E o pior é que vemos jovens de 12, 13 anos fumando.”

sexta-feira, julho 18th, 2008 qualidade-de-vida-familiar, saude

No comments yet.

Leave a comment