Na cidade de Cesarea Marítima, em Israel, jovens de todas as religiões se uniram para o ‘Run4Unity’, um evento realizado pelo Movimento dos Focolares, o qual faz acontecer o desejo da fundadora, Chiara Lubich, ou seja, fazer com que todas as pessoas, independente de sua religião, possam se unir a um único propósito.

O ‘Run4Unity’ é um dia dedicado à juventude com atividades que motivam os jovens a se identificarem como iguais e não como diferentes, pois todos somos filhos de um único Deus.

A intenção das atividades é fazer com que os jovens das três religiões monoteístas (cristãos, judeus e muçulmanos), separados pelo muro da Cisjordânia, possam se encontrar e dar as mãos para correrem juntos em prol da paz.

::Flickr

Uma das focolorinas e coordenadoras do evento, Alessandra de Souza, explicou sobre o desafio de testemunhar a união em um local onde a divisão de religiões é tão forte e presente.

“O Run4Unity acontece a cada três anos em todos os lugares onde estão presentes os focolares. Na Terra Santa, esta é a terceira edição que tem como missão buscar a paz, mas para isso é preciso que todos trabalhem juntos. Para mim é muito importante essa preparação, pois fizemos o evento em partilhas com os jovens. Eles, na verdade, estiveram sempre à frente e isso para nós, que somos da coordenação, é muito importante, porque aprendemos muito com eles”, explicou a focolarina.

O brasileiro e focolarino Edy Schopping vive há cinco anos em Israel e prega, todos dias de discipulado, que é possível fazer a unidade acontecer com empenho e dedicação.

“O caminho que temos percorrido, nestes últimos anos, é de viver uma vocação que possa gerar a unidade e a fraternidade entre as pessoas aqui da Terra Santa. Um exemplo é unir jovens de religiões diferentes para que possam perceber a mensagem de paz e amor e, assim,  construir a unidade e a fraternidade entre judeus, muçulmanos e aqueles que não tem fé”, explicou Edy.

Confira a reportagem da missionária da Comunidade Canção Nova, na Terra Santa, Cris Henrique sobre o evento ‘Run4Unity’ realizado em Israel.

1 comentário

  1. Achei muito interessante o trabalho de voces ,gostaria de ter mais informaçoes ,,,DEUS os proteja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *