GERSON ABARCA APRESENTARÁ PE. ANTONIO MARIA EM EVENTOS NO ESPÍRITO SANTO

abril 13th, 2012

Nos próximos dias 23 e 24 de abril acontecerão nas cidades de Vitória e Cachoeira do Itapemirim no estado do Espírito Santo  palestras e apresentação do novo livro  do músico católico renomado  Padre Antonio Maria.

O Psicólogo Gerson Abarca foi convidado para apresentar o mesmo nestes dois eventos importantes por ser um nome conhecido na mídia católica e escritor da Editora Paulus.

GERSON ABARCA PARTICIPA DE EVENTO LITERÁRIO EM LINHARES ES

abril 13th, 2012

Em função do Dia Nacional do Livro Infantil que será no dia 18 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura do município de Linhares organizou  para este ano o Projeto Literatura em foco que será realizado no Centro Cultural Nice Avanza.

O psicólogo-psicoterapeuta e escritor Gerson Abarca é o conferencista do dia 18 de abril. O tema da conferência será “Construindo cidadãos Leitores em um País com baixos índices de leitura.” A palestra será aberta ao público em geral e de forma especial aos Adultos preocupados com o futuro educacional das crianças. Terá início a partir das 19 horas.

Esta Palestra também marcará o lançamento do primeiro livro infantil de Gerson Abarca: “Festa na praia, alegria no mar”. Um livro histórico e de consciência ecológica lançado no final do ano passado no município de São Mateus com o apoio do Projeto Tamar.

Agora, estou de volta.

março 26th, 2012

Não sei se ainda alguém têm lido artigos de blogs após o face. Mas parei de escrever por um bom tempo neste blog por motivos técnicos de reatualização de senhas, proposto pela CN. Quem sabe, depois deste tempo sem escrever, já não recupere pessoas que estavam entrando nos meus artigos com frequência. Mas sei que a mídia online é uma ferramenta que para a atual conjuntura parece não fidelizar ninguém a nada. Posso estar errado, mas tenho a percepção que ninguém lê nada de ninguém. Conversando com o Professor Pós Doutorado Edgard Rebolças, ele compartilhava dos mesmos sentimentos, tanto que revelou-me não ter nenhuma página de relacionamentos.

Agora vamos ver como este blog poderá contribuir com formação de opiniões para alguém,

janeiro 24th, 2012

Gerson Abarca e Maria Celina são os convidados do programa TROCANDO IDÉIAS, no dia 24 de Janeiro de 2012 às 20h30min pela TV Canção nova, com o Tema: PORQUE TANTA SEPARAÇÃO.

Não deixe de Assistir!

Teatro Infantil

janeiro 12th, 2012

Estou produzindo a peça teatral “Festa na praia, alegria no mar”. Está sendo um processo muito interessante. A produção de uma peça é algo envolvente. Começamos com um projeto meio que solitário e com o tempo muitas pessoas vão se envolvendo. Agora estamos na reta final para a estréia. Veja a divulgação abaixo:

Sobre ter ou não ter filhos.

janeiro 7th, 2012

“Quem papa a pílula

Poupa parto, papinhas,

Porém perde parúsia…”

do livro: “Amar se aprende amando”

de Carlos Drummond de Andrade

2012, um ano redondo.

janeiro 5th, 2012

Viaduto na rodovia Carvalho Pinto próximo de Taubaté-SP

Este é um daqueles anos que promete muito. É redondo. Estou chegando de viagem e estive em vários lugares do estado de São Paulo. Vi muitos parentes e amigos e fiquei encantado com as cidades do interior. Parece que São Paulo é um outro país.

Ao subir pelo Rio de Janeiro, já observamos as diferenças. parece que o descaso público com os municípios é absurdo. Passamos pelo litoral capixaba até chegar á São Mateus-ES, que pena, neste Estado parece que estamos no quarto mundo.

Mas cheguei para a terra que escolhi viver, pois gosto deste estado do Espírito Santo, pois aqui temos muito o que fazer.

Se ainda você não entendeu o por que este ano é um ano redondo, vou lhe dar uma dica: – é porque as coisas começam, terminam e se encontram novamente. As águas que caem do céu, transbordam cidades mal planejadas e desaguam no mar que voltarão novamente em forma de torrentes chuvosas.

É redondo porque os nossos usurpadores do dinheiro público, voltam para suas casas felizes da vida.

Porque o prédio de São Paulo que era para cair todo, ficou manco apenas, inclusive de opiniões, do prefeito e do perito.

Mas , feliz 2012, bem depois de já ter começado.

No litoral sul do Espírito Santo, em Piuma-ES. Nada de gestão pública

Gerson lança seu primeiro livro infantil

dezembro 2nd, 2011

Gerson Abarca autografa seu livro

O psicólogo Gerson Abarca, Diretor do Instituto Pensamento está lançando o seu primeiro livro infantil: “Festa na praia alegria no mar”, que constitui uma literatura sócio/histórica a partir das realidades do Brasil Colônia onde a região de São Mateus-ES é seu principal foco, por estar entre as regiões de maior importância da colonização brasileira. Também trás reflexão de consciência ecológica a partir das tartarugas marinhas e do Projeto Tamar.

O psicólogo e escritor propôs um livro que coloque as crianças dentro de uma percepção lúdica de nossa história de Brasil e ao mesmo tempo desperta-las para a perspectiva de consciência ecológica. Para tal contou  com a arte de Denílson Coelho de Vitória-ES, um artista plástico de primeira qualidade, além das análises criticas favoráveis dos técnicos do Projeto Tamar -base de Guriri.

No lançamento fará uma breve palestra lúdica com o tema: Literatura, fantasia e criança – O papel dos pais. Com objetivo de despertar nas famílias a importância da iniciação ao mundo literário para as crianças. Durante o lançamento acontecerá uma  apresentação musical da Escola de Música Clarin e encenação participativa dos teatrólogos Oscar Ferreira e Cida Negris, fechando com debate.

O evento é de caráter solidário, onde serão doados  33% do valor do convite ao Asilo Lar dos Velhinhos de São Mateus.

Os convites podem ser adquiridos no Instituto Pensamento, no Asilo Lar dos Velhinhos ou no dia do evento, no município de São Mateus.

O telefone para contato é 3763-2370.

Endereço do Instituto Pensamento: Av. José Tozzi, 2311 – centro

DIA : 07 DE DAZEMBRO DE 2011

Local: Lions Clube de São Mateus

Horário: 19:30H

Valor do convite: R$ 30,00 e mais 1 kg de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento em prol das campanhas sociais do Lions de São Mateus-ES. O convite dá o direito de toda a família participar.

O deus Marcus, um face que adoramos?

novembro 26th, 2011

Você acredita que estamos evangelizando pela net ou é a net que está convertendo-nos? Gostaria de saber qual é a sua opinião. Escreva seu comentário, Obrigado! :

O dilema dos portadores de TOC.

novembro 15th, 2011

Meu artigo deste blog: “Toc tem cura” – http://blog.cancaonova.com/pensandobem/wp-admin/post.php?post=1771&action=edit, é o mais comentado de todos os artigos. Mas o interessante é que as pessoas entram e se identificam com os depoimentos, que são chocantes e ao mesmo tempo esperançosos.

Tenho observado que grande parte dos que deixam seu recado, são jovens que vivenciam momentos desesperadores pelos sintomas repetitivos e que geram grande angústia. A angústia de que o sintoma não vai passar.

Mas também é digno de observar nos depoimentos, que os processos de tratamentos são longos e que seus portadores geralmente querem rapidez . Um desconforto entre a espectativa de cura e a cura real. Parece que o tempo não passa e os sintomas pioram.

O grande risco está na entrada do desespero, pois nesta situação busca-se por qualquer proposta indecorosa de cura, criando dependência sobre aqueles que as prometem, tanto por médicos ou lideranças religiosas. Há um forte risco de o portador torner-se escravo de práticas religiosas espiritualistas que também prometem cura.

Ao ler atentamente os relatos dos comentários do artigo, vemos que muitos dos portadores adquirem sintomas  obsessivos com elementos religiosos e com caráter punitivo. São frequentadores de religião mas numa posição sempre de que estão no erro, como se pela religião seriam livres de seus pecados, ou mesmo tendo na prática religiosa um elemento de auto controle para não pecarem.

Sabemos que a boa prática da religião deve conduzir as pessoas à libertação, à alegria. Mas ainda vemos que em muitos encontros de oração e de formação religiosa inclusive para jovens, carrega-se na punição. É como se a boa religião fosse aquela que enfatiza a lei acima do amor. Esta forma de viver e conduzir jovens à religião é a tal da hipocrisia tão condenada por Jesus, quando questionava os judeus por criarem fortes fardos de regras às pessoas na qual eles mesmos não conseguiam praticar.

Um dos meios de aliviar os sintomas do TOC é deixar-se livre de culpas.É jogar fora todos os meios punitivos de se viver.

Mas se o sintoma está incorporado, o caminho é psicoterapia contínua com um psicólogo, semanalmente, e suporte medicamentoso por orientação de um médico Psiquiátra. Na minha experiência de monitoramento à portadores de TOC, vemos que em menos de dois anos de tratamento com medicação e psicoterapia semanal, não dá para se obter resultado substancial. Continuo defendendo a idéia que TOC tem cura sim. Por acaso nascemos doentes? Que eu saiba, o incurável a nível comportamental ainda é a esquisofrenia.

Subscribe to RSS feed