Mais que viagens… encontros com Deus!
O mosteiro da Ordem de São Paulo em Jasna Góra é um lugar conhecido mundialmente devido à Imagem da Mãe de Deus – o icone da Virgem Negra. Em média 4 a 5 milhões de peregrinos, vindos de 80 país do mundo inteiro, deslocam-se todos os anos para admirar a imagem. As Jornadas da Juventude em 1991, a pedido do Santo Padre João Paulo II, juntaram 1.5 milhão de jovens nos jardins à volta de Jasna Góra. O Mosteiro também ficou marcado pelas lembranças memoráveis particularmente valiosas oferecidas pelo Santo Padre João Paulo II, que incluem a faixa papal com a marca do tiro que o atingiu durante a tentativa de assassinato que sofreu em 1981 e uma Rosa de Ouro do Vaticano. O sucessor de João Paulo II – o Papa Bento XVI – escolheu Jasna Góra e Częstochowa como primeiras paragens da sua peregrinação.
O conjunto do Mosteiro actual, construído ao longo de cinco séculos (a primeira construção data do século XIV), é um monumento histórico classificado a nível mundial e uma construção arquitectónica única. A partir do século XVII serviu de fortaleza que ficou célebre aquando, por exemplo, da defesa heróica durante as guerras entre Polónia e Suécia durante o século XVII. Por cima dos seus muros nasce a torre barroca do mosteiro, a mais alta da Polónia, datando de 1714.
As construções sagradas mais velhas do mosteiro são: a Capela gótica de Theotokos de Częstochowa ampliada no período barroco, e a Basílica com as suas 3 naves, erigida no século XV, reconstruída nos séculos XVII e XVIII em estilo barroco. Na Sacristia há uma abóbada onde são guardados mementos importantes para a história e espiritualidade polacas.
Polônia é… só pela Obra de Maria.
Contatos (0xx12) 3186 2055
ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com
Mais que viagens… encontros com Deus!
Informações gerais
(0×12) 3186 2000 ramal 2451