Mais que viagens… encontros com Deus!
O Caminho de Santiago de Compostela é uma rota secular de peregrinação religiosa, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, localizada no extremo Oeste da Espanha, onde se encontra o túmulo do apóstolo Tiago.
Tiago foi um pescador que vivia às margens do lago Tiberíades; filho de Zebedeo e Salomé, e irmão de João O Evangelista. Segundo a tradição, após a dispersão dos apóstolos pelo mundo, Tiago foi pregar o evangelho na província romana da Galícia, extremo oeste espanhol. De volta a Jerusalém, o apóstolo foi perseguido, preso e decapitado a mando de Herodes no ano 44. Seus restos foram lançados para fora das muralhas da cidade. Os discípulos Teodoro e Atanásio recolheram seu corpo e levaram-no de volta para o Ocidente, aportando na costa espanhola, na cidade de Iria Flavia.
O corpo do apóstolo foi sepultado secretamente num bosque chamado Libredón. Assim, o local permaneceu oculto durante oito séculos. Uma certa noite, o ermitão Pelayo observou um fenômeno que ocorria neste bosque: uma chuva de estrelas se derramava sobre um mesmo ponto do Libredón, proporcionando uma luminosidade intensa. Tomando conhecimento das ocorrências, o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local. Assim, no dia 25 de Julho de (provavelmente) 813, foi encontrada uma arca de mármore com os restos do apóstolo Tiago Maior.
A notícia se espalhou rapidamente, e o local passou a ser visitado por andarilhos de toda a Europa a fim de conhecer o sepulcro do Santo. A quantidade de peregrinos aumentava intensamente a cada ano. Nobres e camponeses dirigiam-se em caravanas, caminhando ou cavalgando em busca de bênçãos, cura para as enfermidades, cumprir promessas ou apenas aventuravam-se em terras distantes.
O rei Afonso II ordenou que no local da descoberta fosse erigida uma capela em honra a São Tiago, proclamando-o guardião e padroeiro de todo o seu reino. Em pouco tempo, uma cidade foi erguida em torno daquele bosque, e denominada Compostela. A origem etimológica do nome remete ao latim: Campus Stellae, ou Campo das Estrelas, e assim a junção final: Compostela.
No ano de 899, Afonso III construiu uma basílica sobre o rústico templo erguido por seu antecessor. Porém, oitos anos mais tarde, a basílica foi saqueada pelo árabe Almanzor, que respeitosamente, preservou as relíquias do apóstolo. Em 1075, iniciou-se a construção da atual catedral, cinco vezes maior que a anterior.
Venha para Santiago de Compostela conosco!
Em 2018 estamos com duas propostas de pacotes:
15/09/2018 – Caminho de Santiago de Compostela – Caminhada Caminho Português – com Pe. Alexsandro – Roteiro de 16 dias
Conhecendo Fátima e Santiago de Compostela – com Hospedagem, refeições e traslados inclusos + bilhetes aereos, seguro saúde + carro de apoio para malas – com kit peregrino com meia pensão durante os dias de caminhada + guia para o caminho – – Roteiro de 16 dias
20/09/2018 – Caminho de Santiago de Compostela – bike/ bicicleta Caminho Português – PedalCristo – com Pe. Bruno Costa e Thiago Moreira – Roteiro de 12 dias
Conhecendo Fátima e Santiago de Compostela – com Hospedagem, refeições e traslados inclusos + bilhetes aereos, seguro saúde + carro de apoio para malas – com kit peregrino com meia pensão durante os dias de de pedal + aluguel das bikes com alforges em empresa especializada para todo grupo +guia da empresa de bikes para guiar durante o percurso + hospedagem em hotel durante o trajeto Porto – Santiago – – Roteiro de 16 dias
Peregrinações é só por Obra de Maria
Mais que viagens… encontros com Deus!
Contatos (0xx12) 3186 2055
ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com
Facilitamos as formas de pagamento!!!
Deixe seu comentário