Belém é o local onde nasceu Jesus de Nazareth. A cidade também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.
A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs, mesmo seu tamanho tenha se reduzido nos últimos tempos, devido à emigração.
Foi destruída no ano 529 d.C, e foi reconstruída pelo imperador bizantino Justiano II. As MURALHAS da cidade foram destruídas pelos mamelucos, em 1250, e reconstruídas apenas durante o domínio dos Otomanos.
Os otomanos perderam a cidade para os britânicos durante a Primeira Guerra Mundial e ela foi colocada numa zona Internacional sob o Plano das partilhas da Nações Unidas.
Nos dias de hoje, Belém é uma cidade protegida pelo muro de segurança israelense. O mesmo controla as entradas e saídas de Belém.
Nascimento de Jesus
Há uma estrela de prata marcando o local onde ocorreu o nascimento de Jesus.
No Evangelho de São Lucas (2, 4), encontramos a ida de Maria e Jose a Belém para o censo, e no entanto Jesus nasceu ali, em uma gruta.
Em Mateus encontramos também o nascimento do Salvador e que Herodes ao saber disso mandou matar todas as crianças que foram menores de 2 anos (Mateus 2,1-23). Jose, tendo lhe aparecido um anjo em sonhos, tomou a Maria e Jesus e fugiu para Egito. Ficou lá até a morte de Herodes e voltou para Nazareth.
Então vamos, peregrinar só pode ser pela Obra de Maria!