A Virgem de Lourdes é uma das invocações mais veneradas da Virgem Maria.
A historia começa no dia 11 de fevereiro de 1858 em Lourdes, França.
Bernadete, no entanto uma menina de 14 anos, pobre e ignorante, mais muito devota da Virgem Maria e do Terço. Bernadete foi a Massabielle a recolher lenha com sua irmã e com outra menina, mais ao ter que atravessar o rio ficou para trás por conta de sua delicada situação de saúde.
Bernadete estava perto de uma gruta quando escutou um barulho e sentiu um vento. Apareceu para surpresa dela uma nuvem dourada e uma mulher vestida de branco. A mulher levava os pés descalços e encima de cada um tinha uma rosa dourada. Na cintura levava uma cinta azul grossa. Nas mãos, juntas e em posição de oração, levava um terço.
Perante a aparição da Senhora, a reação de Bernadete foi começar a rezar o terço. Contam algumas versões deste historia que, quando Bernadete rezava as Avemarias do terço, a Senhora não dizia nada e só passava as contas. Quando rezava o Pai Nosso e as Glorias, a mulher rezava junto com ela. Quando Bernadete terminou de rezar, a senhora voltou para a gruta y desapareceu.
Bernadete contava que ela não sentiu medo ao ver a senhora, ao contrario, seu deseja era ficar contemplando-a para sempre. Todavia, quando voltava para a sua casa a sua mãe não acreditou nela. Havia proibido que ela voltasse para a gruta mais poucos dias depois a liberou. A Senhora apareceu novamente e essa vez Bernadete estava acompanhada por outras pessoas!
Para comprovar se era verdade Bernadete jogou água benta na nela e pediu que se viesse em nome de Deus desse um passo a frente.
Mais tarde convenceu seu pai que a deixasse ir novamente a gruta e voltou lá num 18 de fevereiro.
Foi nesta aparição onde a Virgem pediu a Bernadete que voltasse 15 vezes seguidas. Falou com ela no dialeto gascón, e dirigiu-se a ela usando o “você” (voi) de cortesia. Também prometeu a ela que seria feliz no outro mundo.
Alguns que souberam disso creram e passaram a visitar a gruta. Outros riram de Bernadete e do que ela narrava. El 25 de fevereiro, Bernadete escavou a terra para procurar um manancial que a Virgem tinha indicado e tomou d´água com terra que tirou.
Bernadete foi motivo das burlas de muitos por ter se sujado com lama por obedecer ao mandato da Senhora de que se lavara no manancial que ainda não havia aparecido completamente. Pouco depois brotaram as águas do manancial milagroso, que desde então é veículo de muitos milagres certificados pela Igreja Católica.
As aparições continuaram. A senhora animou a Bernadete a rogar pelos pecadores y pediu que se construísse uma capela nesse lugar. Também pediu a Bernadete que beijara a terra como ato de penitencia y signo de humildade, uma prática que continua hoje em Lourdes.
No dia 25 de março de 1858 a senhora apareceu por décima sexta vez. Foi então quando Bernadete perguntou-lhe quatro vezes quem era y ela por fim respondeu que era a Imaculada Conceição. Por ser Bernadete uma jovem analfabeta e sem acesso a dogma católico da Imaculada Conceição da Virgem Maria que tinha sido proclamado no dia 8 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX, essa palavra permitiram que, em fim, o sacerdote de sua paróquia acreditasse nela.
No dia 7 de abril, Bernadete permaneceu em êxtase enquanto a aparição da Virgem, quando a vela que sustinha nas se acabava e chagava nas mãos, continuava acesa e não a queimava.
A Virgem apareceu por última vez a Bernadete no dia 16 de julho de 1858. Suas aparições foram declaradas autenticas no dia 18 de janeiro de 1862.
Venha conosco… peregrinar só pode ser pela Obra de Maria!
Mais que viagens… encontros com Deus!
Contatos (0xx12) 3186 2055
ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com
Informações gerais
(0×12) 3186 2000 ramal 2451