«

»

nov
07

Basílica da Agonia

Conheça a Basílica da Agonia onde Jesus orou sozinho, na noite em que foi aprisionado…

A Basílica da Agonia foi construída em 1924 no sítio onde, segundo a tradição, encontrava-se o Jardim do Getsêmane; nela encontra-se uma parte da rocha identificada como o lugar onde Jesus orou sozinho no Jardim, na noite em que foi aprisionado.

Embora não haja certeza de ser este o ponto exato, o cenário se adapta à descrição do Evangelho e a basílica atual, projetada pelo arquiteto Antonio Barluzzi, ergue-se sobre as fundações de dois santuários construídos no passado: uma capela dos cruzados, do século XII, abandonada em 1345; e uma basílica bizantina mais antiga ainda, do século IV, destruída pelo terremoto de 746. Uma pedra no caminho que sobe ao Monte das Oliveiras é mencionada pelo Peregrino de Bordéus em 333, e ele a identifica como sendo o local onde Judas Iscariotes traiu Jesus.

Os vitrais da atual basílica são feitos de alabastro translúcido, púrpura-azulado, que produzem intencionalmente uma filtração da iluminação. Seis colunas monolíticas sustentam 12 zimbórios, cujos interiores são decorados com mosaicos representando o emblema nacional das comunidades doadoras. Esta decoração deu origem ao nome popular “Igreja de Todas as Nações”.

O nome Getsêmane é uma forma grega da expressão hebraica gat shemanim (prensa de azeite). As oito oliveiras no jardim adjacente são muito velhas. É difícil estipular a idade de uma oliveira, pois estas árvores renovam a estrutura tanto do tronco como das raízes; assim, uma árvore de aparência jovem pode ter, de fato, raízes centenárias.

No jardim há um altar ao ar livre, colocado pelos padres franciscanos num gesto ecumênico para com a comunidade anglicana, que realiza aí anualmente os serviços de quinta-feira santa.

Venha para Terra Santa conosco!

PRÓXIMA SAÍDA

05 de fevereiro de 2014

Direção espiritual: Pe. Edmilson e Frei Gilson

 

Venha conosco… peregrinar só pode ser pela Obra de Maria!

Mais que viagens… encontros com Deus!

Contatos (0xx12) 3186 2055

ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com

Informações gerais

(0×12) 3186 2000 ramal 2451

CADASTRE-SE

Deixe seu comentário e seu pedido de oração que estaremos rezando nas suas intençoes na Terra Santa…

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>