Roma - Basílica Santa Maria Maior

Basílica de Santa Maria Maior - Peregrinação

A basílica Santa Maria Maior é uma das mais belas e adornadas de toda a cidade Romana.

É a quarta entre as grandes Igrejas de Roma, é a maior de todas dedicadas à Virgem Maria e a única basílica que conservou sua estrutura original intacto, apesar de vários projetos de construções adicionais e danos sofridos com o terremoto de 1348.

Em agosto de 356 a Virgem apareceu em sonho ao Papa Libério, ordenando que se erguesse uma Igreja no local onde no dia seguinte iria nevar. Deu-se o milagre e ergue-se a basílica no monte Esquilino, em Roma, à custo de um casal, que muito ricos e por não ter herdeiros, tinham o sentimento no coração de doar toda sua fortuna para a glória de Deus, e assim que deu-se o milagre sentiram que era o momento. A Igreja também é conhecida por outros nomes, tais como: Basílica de Santa Maria das Neves em razão da manifestação sobrenatural ocorrida, por sinal da Virgem Maria, fazendo com que nevasse naquele local em pleno verão de Roma; Basílica Liberiana, deve- se à memória  do papa Libério (352-366); Basílica de Santa Maria do Presépio, por causa do presépio que se venera no interior da basílica; e Santa Maria Maior, porque é a mais importante igreja mariana de Roma. A história foi reproduzida nos mosaicos medievais que, muito retocados, se admiram ainda no pórtico da basílica.

interior Basílica Santa Maria Maior

O interior com três grandes naves, oferece um espetáculo grandioso de magnificência. Ao fundo de uma dupla fila de colunas, por baixo do Arco do Triunfo. Ainda dentro da basílica encontram- se as relíquias do presépio e que são as cinco peças da manjedoura na qual o Menino Jesus foi colocado quando nasceu, fechados numa urna de prata e à frente, a grande estátua de Pio IX a rezar.

Venha conosco… Peregrinar só pode ser pela Obra de Maria!

Próxima saida:

17 de junho de 2015

Direção espiritual: Pe. Carlos Vidal,  Márcio Mendes e Rose Mary


Mais que viagens… encontros com Deus!