Mais que viagens…
Encontros com Deus!
A Basílica do Rosário começou a ser construída em 1928, em estilo neo-barroco, segundo um projeto do arquiteto neerlandês G. Van Kriecken. Ergue-se no local onde os pastorinhos brincavam a fazer uma pequena parede de pedras quando viram o clarão que os fez pensar ser uma trovoada, em 13 de Maio de 1917. A primeira pedra foi benzida pelo Arcebispo de Évora, D.Manuel da Conceição Santos, em 1928, tendo a sagração ocorrido em 7 de Outubro de 1953. Em 1954 foi-lhe concedido o título de Basílica Menor, pelo Papa Pio XII.
À frente da Basílica do Rosário foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão e bancos para os concelebrantes.
A torre sineira tem 65 m de altura, sendo rematada por uma coroa de bronze de 7000 kg, encimada por uma cruz, iluminada durante a noite.
No dia 13 de Maio de 1958, foi inaugurada uma grande estátua do Imaculado Coração de Maria, oferta dos católicos americanos e esculpida pelo Pe. Thomas McGlynn. Em Junho de 1959 foi colocada no nicho da fachada da basílica.
O 15º mistério, um baixo-relevo de pedra, na abside da capela-mor, representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. É da autoria de Maximiano Alves.
À entrada da Basílica, do lado direito, encontra-se a imagem de S. João Eudes, fundador da Congregação de Jesus e Maria (Eudistas) e da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Refúgio (também da autoria de Martinho de Brito). Do lado esquerdo, a estátua de Santo Estevão, primeiro rei da Hungria, coroado no ano 1000, que consagrou a sua nação a Nossa Senhora, da autoria de António do Amaral de Paiva.
Os túmulos dos irmãos Francisco Marto e Jacinta Marto, encontram-se respectivamente no extremo direito e esquerdo do transepto.
O templo tem duas sacristias, tendo uma sido convertida em lugar de culto, com o nome de Capela de São José. Cada um dos 14 altares laterais representa um mistério do Rosário, os baixos-relevos dourados, aí colocados são da autoria do então Jovem Escultor Martinho de Brito. A coroação de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de Maio de 1946, e o encerramento do Ano Santo, em 13 de Outubro de 1951, são evocados em duas lápides, à entrada da capela-mor.
O arco cruzeiro ostenta, em toda a volta, um mosaico, onde se lê Regina Sacratissimi Rosarii Fatimae ora pro nobis.
Do lado direito da capela-mor, encontra-se a estátua de São Domingos de Gusmão, o grande apóstolo do rosário no séc. XIII (autoria de Maria Amélia Carvalheira da Silva). Do lado esquerdo, Santo António Maria Claret, fundador da Congregação dos Missionários do Coração de Maria (da autoria de Martinho de Brito).
Por detrás da balaustrada, encontra-se uma imagem de Nossa Senhora de Fátima. Ao centro, um grande altar de pedra com frontal de prata, representando a Última Ceia de Cristo. Da mesma pedra do altar são feitos o ambão, a peanha da imagem de Nossa Senhora e as cadeiras da presidência. O quadro do retábulo representa a Mensagem de Nossa Senhora que desce, em forma de luz e de paz, ao encontro dos videntes, preparados pelo Anjo. No canto superior direito, figuram os papas Pio XII, João XXIII e Paulo VI. Do lado oposto, três Anjos.
Os vitrais da capela-mor representam os quatro evangelistas, a aparição do Anjo, uma cena da vida dos pastorinhos, e aspectos da Cova da Iria em dia de peregrinação.
Saídas para Santuários Marianos e peregrinações especiais incluindo Portugal com Fátima primeiro semestre de 2015
Santuários Marianos Especial– Pe. Reinaldo – saída 07/01/2015.
Santuários Marianos – Pe. Vagner Baia, Emanuel e Gabrielle Sanchotene – saída 19/02/2015.
Santuários Marianos – Pe. Arlon – saída 11/03/2015.
Portugal, Italia e Terra Santa – Pe. Clovis – saída 14/03/2015.
Santuários Marianos – Ricardo Sá e Eliana Sá – saída 25/04/2015.
Santuários Marianos – Pe. Bruno – saída 11/05/2015.
Terra Santa, Portugal e Itália – (Especial Pentecostes) – com 13 de maio em Fátima – saída 11/05/2015.
Portugal, França e Terra Santa – (Especial Pentecostes) – com 13 de maio em Fátima – saída 11/05/2015.
Santuários Marianos (especial “melhor idade”) – Pe. Luizinho – saída 16/06/2015.
Terra Santa, Portugal e Roma – Pe. Alessandro (Cruzeiro) e Cleto – saída 24/04/2015.
Conheça o valor dos nossos pacotes acessando a imagem abaixo:
QUANTO ANTES VOCÊ SE PROGRAMAR, MAIS CHANCES TERÁ DE VIAJAR…
Mais que viagens… Encontros com Deus!
INFORMAÇÕES
(12) 3186 2055
peregrinacoes@cancaonova.com