Natal na Terra Santa

“O anjo então lhes disse: “Não tenhais medo! Eu vos anúncio uma grande alegria, que será também a de todo o povo: 11 hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós o Salvador, que é o Cristo Senhor!” (Lc 2,10)

Peregrinos na Basílica da Anunciação

A cidade de Belém, politicamente situada em território Palestino, mantém a mística do mistério Natalino, entre os milhares de peregrinos que anualmente circulam pelos principais locais relacionados com os acontecimentos da Natividade de Cristo, é bem comum escutar: em Belém é Natal todos os dias.  Nas ruas simples, estreitas e apertadas, nas casas de pedra branca que enchem a cidade, se esconde neste ambiente um mistério revelado aos pequeninos a mais de 2.000 anos, o nascimento do Menino Jesus. Tive a graça de morar a poucos metros da Basílica da Natividade, uma das primeiras igrejas construídas por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino no IV século.

Foto: Estrela de prata (Basílica da Natividade)

Todos os dias ao participar das missas que são celebradas na Gruta da Natividade, contemplando a estrela de prata, símbolo que marca o local do nascimento de Jesus, podia celebrar mais uma vez o Natal que se renovava em minha vida, Jesus que encontrava em meu coração uma manjedoura, uma nova gruta, um ambiente onde poderia nascer novamente (Lc 2,7). Pude muitas vezes contemplar a mesma graça de conversão e experiência de fé no semblante de cristãos de varias partes do mundo que fazia, a sua peregrinação de fé.

Todos os anos cristãos do mundo inteiro acorrem a este lugar para poder celebrar a famosa Missa do Natal, muitos se apertam e esperam por horas, longas filas para celebrar o Natal na pobre Gruta de Belém. Outros ainda peregrinam só para estar na cidade, celebrar o Natal e viver esta experiência in loco (do latim: no local) estar no lugar dos fatos onde tudo começou onde o Verbo se fez carne e assumiu a nossa humanidade e habitou no meio de nós definitivamente.

“Quando os anjos se afastaram deles, para o céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos a Belém, para ver o que aconteceu, segundo o Senhor nos comunicou.” (Lc 2, 15)

A alguns anos a Obra de Maria vem proporcionando a muitos peregrinos a graça de viver o Natal in loco, através da peregrinação Terra Santa e Itália (Natal), onde podem renovar a fé e tocar os Lugares Santos, sobretudo o local do nascimento de Jesus. Convidamos você e sua família a fazer esta experiência única e de fé. Junto com os pastores sigamos a Estrela que nos leva ao encontro do Menino Deus.

André Ferreira

Comunidade Obra de Maria

Guia Local – Jerusalém

Próxima saída: 13 de dezembro de 2015.

Terra Santa e Itália com Pe. Alexandre Paccioli, Ricardo Sá, Eliana Sá e Du.

Logo Obra de Maria - Peregrinações

Contatos (0xx12) 3186 2055

ou pelo e-mail peregrinacoes@cancaonova.com