O sentido da ressurreição de Lázaro

Bethânia era uma aldeia da antiga Judeia que fica a 3 km do Monte das Oliveiras.
O significado de Bethânia no Grego é “Casa de figos verdes” ou “Casa dos pobres”.
Esta era a casa de Maria, de Marta e Lázaro.
Segundo os costumes antigos de Israel, o homem tinha a sua renda, a sua casa e ele cuidava das mulheres, sejam elas, esposa, irmãs, filhas.
No caso de Lázaro ele tinha Marta e Maria como dependentes, e se ele viesse a falecer ou ficassem solteiras, as mesmas não teriam direito aos bens. Este era o costume daquele povo, por este motivo as mulheres precisavam se casar.

O sofrimento de Marta e Maria foi intenso, pelo motivo de ter perdido o seu irmão, Lázaro estava morto e cheirava mal. Mas podemos imaginar a angustia destas mulheres ao pensar que poderiam passar por alguma necessidade material, de perderem o lugar onde moravam.
Como iriam ser sustentadas?

É muito interessante, ir a Terra Santa e entrar nestas particularidades dos costumes dos israelitas, descobrir os detalhes que cada passagem bíblica nos apresenta.

12970870_226338941056042_3102707945447249978_o
Marta foi ao encontro de Jesus, porque acreditava que Ele faria algo.

“Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido!
Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
E todo aquele que vive em mim, jamais morrerá.” Jo 11,21-26

Aprendemos que tudo tem um motivo e assim que Jesus chegou, rapidamente Lázaro foi ressuscitado.
Lázaro era amado por Jesus, eles eram amigos. Aquela casa acolhia Jesus todas as vezes que ele ia a Jerusalém.
Ali deveria ser a casa da partilha, da acolhida, da alegria, pois todos “se alegram no Senhor” – Filipenses 4.
Este foi o maior milagre que Jesus realizou, ressuscitando Lázaro.

A Igreja de Bethânia, lembra uma tumba e faz todo o sentido, pois Lázaro morreu.

Uma Igreja belíssima que nos leva a refletir sobre a morte e as amizades, a acolhida das pessoas em nosso lar.

Encontramos vários significados da nossa fé e da Palavra de Deus na Terra Santa.
Deixe aqui o seu comentário.
Até a próxima, Deus abençoe!

Visite o nosso blog Evangelizador Peregrino