Peregrinar é deslocar-se em espírito de oração.

O termo “peregrinar” na Igreja Católica se refere a uma prática religiosa em que os fiéis fazem uma viagem de peregrinação a um local sagrado.Geralmente um santuário, uma basílica, uma catedral ou outro local de importância religiosa.

Essas peregrinações têm um significado espiritual e podem ser realizadas por várias razões, incluindo o desejo de buscar perdão, aprofundar a fé, ou cumprir promessas feitas a Deus.


Deslocar-se, em espírito de oração, de um lugar a outro, de uma cidade a
outra, naquele espaço particularmente marcado pelas intervenções de Deus, ajuda-nos não só a viver a nossa vida como um caminho, mas apresenta aos nossos olhos a ideia de um Deus que nos precedeu e precede, que Se pôs, Ele mesmo, a caminho pelas estradas do homem, um Deus que não nos olha de cima, mas fez-se nosso companheiro de viagem.
Assim a peregrinação aos Lugares Santos torna-se uma experiência extraordinariamente
significativa. (São João Paulo II)

Peregrinos

No Evangelho, Jesus aparece-nos sempre em caminho. Parece que Ele tem
pressa de passar dum lugar a outro para anunciar que o Reino de Deus está próximo.

Anuncia e chama. Aquele «segue-Me» que era a sua forma de chamar mereceu a pronta adesão dos Apóstolos (cf. Mc 1, 16-20). Deste modo nós também somos todos peregrinos nesta terra e por isso também buscamos fazer esta experiência de peregrinar. Ao longo da história a graça de Deus vai se manifestando, passando pelo Antigo e Novo Testamento
até os dias de hoje no tempo da Igreja. Seu amor se revela a nós no caminho traçado pelos profetas, pelo povo de Deus que saiu do Egito, pelo próprio Filho de Deus encarnado, através dos apóstolos, dos mártires e dos santos.

Mar da galileia

Estando sempre a caminho, como peregrinos, podemos vivenciar experiências incríveis nos lugares santos e nos santuários no Brasil e no mundo.
A Terra Santa é um dos locais mais preferidos dos cristãos, onde visitamos os locais que marcam a história da nossa salvação. Além da Terra Santa podemos também citar a Basílica de São Pedro no Vaticano, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal, o Santuário de Lourdes na França, e muitos outros.

 

A peregrinação é uma oportunidade especial dos fiéis adentrarem num caminho de penitência e vida sacramental, através das atividades espirituais própria de cada santuário

As peregrinações são uma parte importante da tradição católica e têm sido realizadas por séculos como uma forma de expressar devoção e buscar uma conexão mais profunda com Deus.

Severino Júnior – Missionário Obra de Maria