Peregrinar é renovar sua intimidade com Deus

O Catecismo da Igreja Católica, no número 2691, nos ensina a respeito das peregrinações: As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração. Os santuários são para os peregrinos, em busca de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver “como Igreja” as formas da oração cristã.

O apóstolo Pedro corrobora as palavras do Catecismo ao afirmar: “Caríssimos, rogo-vos que, como estrangeiros e peregrinos, vos abstenhais dos desejos da carne, que combatem contra a alma” (I Pd 2,11).

Sim, nesta vida, somos todos peregrinos. Estamos aqui “só de passagem”. Veja só o que São Paulo nos ensina: “Nós, ao contrário, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos como salvador o Senhor Jesus Cristo” (Fl 3,20). Este mesmo Jesus que, um dia, disse a nós seus discípulos: “Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia” (Jo 15,19).

Portanto, não somos daqui. Somos cidadãos do céu. Volto a afirmar: estamos aqui “só de passagem”.

Daí a importância de se fazer uma peregrinação. Ela é para nós um verdadeiro “ensaio”. Não é “turismo”, não é “passeio”, vai muito além de um simples lazer… Quando peregrinamos, fazemos a experiência – como nos ensina o Catecismo – de evocar nossa caminhada em direção ao céu. Por isso, considero o ato de peregrinar um “grande ensaio” no qual nos preparamos para nossa meta final que é o céu.

Tocar nessa “atmosfera de santidade” presente em tantos lugares sagrados onde nos encontramos com Cristo, já é por si só uma belíssima preparação para o que viveremos na eternidade com Deus. Pense nisso!

Mas, como se dá isso na prática? O próprio Catecismo da Igreja responde ao afirmar que a peregrinação é “um tempo forte de renovação da oração”, ou seja, quem deseja fazer uma boa peregrinação a um santuário, precisa estar disposto a rezar e a buscar uma maior intimidade com Deus renovando a própria vida interior.

Isso não significa que, ao peregrinar, você não possa “fazer uma selfie”, trazer uma lembrancinha para seus familiares etc, mas, assim como a vida da gente é feita de prioridades, também numa peregrinação cristã a prioridade é entrar em comunhão com Deus mediante a oração.

Diante disso, quero lhe fazer a seguinte proposta: que tal você rezar junto com a gente?

A partir do dia 06 de março de 2024, eu, minha esposa Rosení e o Padre Ademir Costa, seremos diretores espirituais numa peregrinação a Portugal, Espanha e Itália. Iremos conhecer Fátima, Ávila, Pádua, e tantos outros lugares com seus santuários e espaços sagrados que irão favorecer nossa vida de oração.

Será uma peregrinação “bem família”. Seja na Cova da Iria em Fátima (Portugal), seja na Basílica de Santo Antônio em Pádua (Itália), seja em qualquer outro lugar do nosso roteiro, a proposta será sempre a mesma: rezar por seus familiares, consagrá-los e colocá-los sob a proteção de Maria Santíssima, interceder pela conversão daqueles que se afastaram de Deus, suplicar pela alma dos nossos entes queridos já falecidos, aqueles que terminaram a sua peregrinação “combatendo o bom combate” (cf. II Tm 4,7).

Nosso intuito é levar você e os de sua casa a um encontro pessoal com Deus, pois todo aquele que faz essa experiência tem a sua vida radicalmente transformada.

Deus quer famílias cheias do Espírito Santo! Uma família que reza, que busca a santidade, que se rende ao senhorio de Jesus e à ação do Espírito, torna-se também um “território santo”, tão santo quanto os locais que iremos visitar nessa peregrinação.

Bom, o convite está feito… E não é para uma viagem ou simplesmente um passeio turístico. O convite é para um encontro. Encontro com Deus! Encontro com seu amor, com sua misericórdia infinita, enfim, encontro com a santidade divina que transforma a alma humana e é capaz de restaurar completamente seu casamento e sua família.

Será uma enorme alegria poder contar com a sua companhia durante esses 13 dias inesquecíveis e abençoados.

Para mais informações, entre em contato com nossos irmãos da Obra de Maria (os contatos estão aqui mesmo neste blog).

Desde já, saiba que estou em oração por você e sua família, confiando-os aos cuidados de Nossa Senhora. Um forte abraço!

Alexandre Oliveira
Comunidade Canção Nova