Ás portas da celebração mais um Pentecostes.

Estamos às portas da celebração mais um Pentecostes.

A descida do Espírito Santo sobre os apóstolos que estavam reunidos no Cenáculo, em oração constante, e com a presença da Virgem Maria.

Eu poderia usar estas linhas para trazer algum ensinamento da patrística, de documentos da Igreja, ou ainda um profundo estudo sobre a palavra de Deus.

Poderia até contar um pouco da minha experiência vivida em Jerusalém nos últimos 10 anos, em que participei e animei o Congresso de Pentecostes, o qual este ano irá acontecer em Assis.

Mas, hoje, quero falar do que inquieta meu coração e que tem sido motivo de lágrimas e orações constante.

O Pentecostes representa a vinda do Espírito Santo, representa o recebimento do poder do alto pelos apóstolos. Aqueles que antes estavam com medo, após o batismo nó Espírito, tornam-se corajosos.

O Pentecostes representa ousadia para anunciar a verdade, para testemunhar o Cristo.

Ele representa também unidade. Em contraposição com o que aconteceu na torre de Babel, onde houve dispersão e confusão, no Pentecostes há unidade e entendimento.

Pentecostes é uma experiência avassaladora, que nos eleva a um estado de êxtase espiritual, onde podemos  sentir plenamente conectados com o Divino.

É como se uma chama ardente fosse acesa dentro na nossa alma, impulsionando-nos a  sair e proclamar as maravilhas de Deus a todos que cruzarem nosso caminho.

O Espírito Santo nos move em direção aos nossos irmãos, nos conduz a caridade, a doação, a servir sem receio!

E é neste ponto que eu quero chegar .

Quero pedir um Pentecostes para todo o Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul.

Não podemos ficar alheios ao que está acontecendo diante dos nossos olhos e o ”mínimo” que podemos  que fazer é orar para sustentar o povo que está sofrendo, para que não percam a vida, as forças, a fé e a esperança.

Devemos orar também para que Deus capacite e levante cada vez mais homens de bem, ungidos pelo Espírito Santo,  dispostos a unir-se ousadamente para salvar vidas.

Ao mesmo tempo, que nossa oração  sustente esses homens que se ergueram no trabalho na linha de frente.

Precisamos orar para que, cada vez mais, um maior número de cristãos e cidadãos tenham seus corações aquebrantados e possam fazer doações ajudando a Igreja que sofre.

Precisamos orar para ver milagres: pessoas sendo resgatadas; barcos e carros onde a gasolina não acabe até todos serem resgatados; comida chegando ; pessoas sendo aquecidas física e espiritualmente.

Que possamos ver a manifestação do poder do Espírito, famílias e casas sendo milagrosamente restauradas.

E tudo isso é Pentecostes. derramamento do Poder do Alto, do Defensor, do Paráclito!

 

Este é o desejo do meu coração. Esta tem sido a minha preparação para a Festa de Pentecostes.

Pentecostes é aquebrantamento, ousadia, coragem, união, caridade, serviço.

Vem Espírito Santo!

 

Emanuel Stenio – Missionário Comunidade Canção Nova