Onde Carlo Acutis se sentia mais feliz

Entenda a conexão com a cidade de Assis, Itália, na busca da santidade

Assis, na Itália, é conhecida como cidade da paz. A localidade na região da Umbria encanta por suas ruelas e igrejas que preservam a história de São Francisco de Assis. Há oitocentos anos, seu exemplo de santidade atrai peregrinos de todas as nações.

O testemunho de Francisco encantou também Carlo Acutis. O adolescente morreu de leucemia aos 15 anos, em Monza, Itália, em 2006, mas foi sepultado em Assis. O corpo dele está exposto permanentemente na Igreja de Santa Maria Maior, Santuário da Espoliação em Assis.

O local marca o despojamento de Francisco. Ali, o jovem se despe não apenas dos bens materiais, mas também de tudo aquilo que o distanciava de Cristo como festas e prazeres. Despindo-se, Francisco troca tudo o que tem pelo amor de Cristo, tesouro que encontrou e não trocaria por nada em sua vida.

O motivo da ligação de Carlo com a cidade de Francisco é que lá era o lugar onde ele se sentia mais feliz. “Lá se respirava algo especial que não se sentia em outras cidades”, relatou sua mãe, Antonia Salzano.

Atualmente, é possível sentir essa paz e felicidade que Carlo vivenciou. O túmulo está situado em uma capela dentro do Santuário da Espoliação, onde os visitantes podem rezar, prestar suas homenagens e buscar inspiração na vida do jovem beato.

Pela primeira vez na história, podemos ver um santo usando calça jeans, tênis e blusa esportiva. Uma imagem que nos comunica que a santidade é possível. O corpo ali exposto foi tratado com técnicas de conservação e integração para veneração dos fiéis. Graças à tecnologia, o rosto foi recuperado com máscara de silicone.

Carlo dizia que queria ser santo, mas não como São Francisco, “porque São Francisco era muito difícil de imitar”. Realmente, a personalidade forte de Carlo não admitia cópias. Gostava de dizer aos colegas que “só Jesus é capaz de tornar originais e não fotocópias, enchendo de alegria a nossa vida”.

O menino “normal” costumava jogar no Playstation, mas tinha como disciplina de si mesmo ficar apenas uma hora uma vez na semana porque não queria ser escravo dos jogos tecnológicos.

Considerava a Eucaristia sua autoestrada para o Paraíso. Sua relação pessoal com Deus o impelia à criatividade na evangelização. E para compartilhar sua experiência de fé, Carlo criou um site em que divulgava histórias de milagres eucarísticos.

O anúncio da canonização de Carlo Acutis, em maio de 2024, chamou a atenção do mundo. Rapidamente, a notícia se espalhou na internet. Atributos como gamer, influenciador, millennial, ciber apóstolo passaram a ser destaque. Mas, o fato que chama a atenção mesmo é a santidade do adolescente nascido em 03 de maio de 1991, em Londres (Inglaterra).

 

Rodrigo Luiz dos Santos  – Missionário na Canção Nova.

*** Rodrigo Luiz é Guia Espiritual de Peregrinos na Terra Santa. Formado em Jornalismo, é casado com Adelita Stoebel. Autor de livros publicados pela Editora Canção Nova.