Acabo de retornar de mais uma experiência magnífica

Durante a peregrinação “Os Caminhos de São Paulo”.

Junto a 40 peregrinos de diferentes partes do Brasil estive como guia acompanhante desta linda jornada.

Foram 16 dias repletos de fé e história. Visitamos lugares onde missas foram celebradas pelo nosso diretor espiritual, Pe. Wagner Ferreira CN, incluindo uma eucaristia em uma igreja rupestre (local das primeiras igrejas escavadas em rochas).

Em vários locais, tivemos pregações que nos remetiam ao tempo em que São Paulo esteve presente. Márcio Mendes da comunidade Canção Nova nos proporcionou uma bela experiência por meio de suas palavras, tanto durante os trajetos como nos locais marcados pela presença do Apóstolo Paulo.

Para compartilhar um pouco da história e do que vivenciamos, segue um breve relato sobre a Turquia e a Grécia.

A Turquia é considerada um dos berços do cristianismo, para onde muitos cristãos perseguidos fugiram e se estabeleceram em cidades como Hierápolis, arredores de Éfeso e Capadócia.

O apóstolo Pedro fundou a primeira igreja cristã em uma caverna na cidade de Antioquia (atual Antakya, na província de Hatay).

Até o ano 330 d.C., era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, Constantinopla. Sua atual denominação, Istambul, foi adotada em 28 de março de 1930. Istambul foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano.

Em 29 de outubro de 1923, estabeleceu-se a República no país e a capital passou a ser Ankara. A maioria da população é muçulmana, com minorias cristãs e judaicas. Do ponto de vista religioso, também é sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, cabeça da Igreja Ortodoxa.

Seguindo para a Grécia, os Caminhos de São Paulo nos proporcionaram uma linda experiência de fé, cultura e religiosidade.

A Grécia foi um dos países visitados pelo apóstolo Paulo. Ao ler e meditar no livro de Atos, descobrimos que Paulo percorreu a Grécia de norte a sul e de leste a oeste. Morou em Corinto por dois anos, levando o nome do Senhor Jesus e fabricando tendas durante esse tempo.

Sua passagem por Filipos foi marcada pelas conversões de um carcereiro e Lidia, uma famosa vendedora de púrpura. Mileto produzia a melhor lã da Grécia; Neápolis possuía um porto importante no norte da Grécia, pelo qual o apóstolo Paulo teve acesso a Filipos.

Outra cidade grega visitada por Paulo foi berço do famoso matemático Hipócrates. Rodes abrigava uma das sete maravilhas do mundo antigo: o Colosso de Rodes; Paulo também esteve lá.

Samotrácia fazia fronteira com Síria e Líbano; atravessando essa fronteira, Paulo chegava a Damasco. Tessalônica era a segunda maior cidade da Grécia na época de Paulo.

Espero ver você em uma de nossas peregrinações,

Fraternalmente

Alex Torres

Missionário Comunidade Obra de Maria –

@peregrinacoes.oficial