Saiba mais sobre Diabetes

A doença que é caracterizada pelo aumento de açúcar no sangue (glicemia) é uma das maiores causas de morte no país. O diabetes é desencadeado devido a falta total ou parcial do pâncreas em produzir insulina, hormônio este capaz de regular a glicose (açúcar) no sangue.

Há dois tipos de diabetes, tipo 1 e tipo 2. A primeira é desenvolvida em crianças ou jovens, o tratamento acontece por meio do uso contínuo da aplicação de insulina; Já o tipo 2, é desenvolvido em adultos com idade avançada e é tratada com uso de medicações orais.

Mas como saber se você pode ter a doença e deve procurar um médico?

 

Imagem Ilustrativa, teste glicemia. Foto: Alessandra Satim

 

Através de um simples exame de sangue, com retirada de uma gotinha de um dos dedos, já se pode verificar a taxa de glicose no sangue, sendo que se alterado, procure um médico, o mesmo solicitará exames específicos para confirmação do diagnóstico.

Os sintomas são vários, tais como: sede excessiva, fome exagerada, aumento da frequência urinaria, perda de peso, falta de energia, formigamento em membros e difícil cicatrização.

A melhor maneira de evitar a doença cada vez mais frequente, é a prevenção através de hábitos saudáveis como a prática de exercícios, boa alimentação, diminuir o estresse, manter o peso adequado e não fumar. Assim com essas mudanças, já é possível prevenir e amenizar o desenvolvimento da diabetes, pois se não tratada corretamente pode levar a várias complicações e diminuir a qualidade de vida da pessoa.

 

Letícia Leite Serapião Salazar
Enfermeira, Pós Graduanda em Gestão hospitalar
Coordenadora de Enfermagem do Posto Médico Padre Pio