Pediatra: grandes profissionais que cuidam dos nossos pequenos cidadãos

27 de Julho dia do Médico Pediatra

Comemoramos no dia 27 de Julho o dia do Médico Pediatra, neste post, você vai conhecer mais sobre esse profissional tão importante que cuida da saúde das nossas crianças e adolescentes.

Como surgiu a Pediatria?

Devido aos elevados índices de mortalidade infantil e ausência de profissionais especializados para cuidar de crianças. A Pediatria surgiu, como especialidade, após a metade do final do século XIX. O médico Theodore Zwinger, professor da Faculdade de Medicina de Basileia, ele notou que os sinais e sintomas de uma mesma doença que acomete tanto a criança como o adulto são diferentes na forma e no conteúdo. Criança não é, pois, miniatura do adulto, é um ser em formação.

O que significa Pediatria?

Pediatria é uma palavra de origem grega (paidos: criança e iatreia: processo de cura). Ela é a especialidade médica dedicada à assistência biopsicossocial da criança, do nascimento até a adolescência.

A importância do acompanhamento pediátrico

O acompanhamento pediátrico envolve, além das queixas e sintomas apresentados, o cuidado com 4 aspectos da saúde da criança: crescimento, desenvolvimento, alimentação e vacinação. São esses cuidados que asseguram que tudo está ocorrendo de acordo com esperado para cada idade.

Além de tratar doenças

É um erro comum buscar o atendimento médico apenas em casos de doenças, isso pode gerar sérios impactos na saúde e na prevenção de enfermidades. Para a criança, que está em fase de desenvolvimento, acompanhar cada etapa é ainda mais importante, pois esse é um período essencial para realizar diagnósticos precoces e para intervenções bem-sucedidas.

O médico pediatra, aborda hábitos que são desenvolvidos na infância e levados para a vida adulta, aspectos como o padrão alimentar, a prática de atividades físicas, o desempenho escolar e a interação social. Todos esses aspectos também são abordados pelo médico pediatra, que é capacitado para orientar a família em direção a essas boas práticas.

A atenção do médico pediatra com a saúde da criança vai muito além da resolução de problemas de saúde. O seu acompanhamento é fundamental para a abordagem integral do bem-estar da criança em diversas esferas e o pediatra é o profissional de saúde capacitado para coordenar este cuidado.

O Posto Médico Padre Pio parabeniza, todos os Pediatras que dedicam suas vidas ao benefício das nossas crianças e adolescentes.

Referências:

https://www.sbp.com.br/