Fonoaudióloga: atua na promoção da saúde e qualidade de vida

Conheça o testemunho da fonoaudióloga Ana Carolina Oliveira e saiba mais sobre essa profissão que é essencial para à comunicação humana.

A fonoaudiologia é uma área profissional que atua na reabilitação e habilitação do ser humano na promoção da saúde e qualidade de vida.

Auxiliando mães com dificuldade de amamentar, bebês com dificuldade de sucção, crianças com troca de fala, gagueiras e dificuldade de aprendizado. Adultos com distúrbios de voz, audição ou perdas auditivas, idosos com distúrbios de deglutição e mastigação.

Esses são exemplos mais comuns da atuação fonoaudiológica, no entanto, o profissional pode auxiliar na reabilitação de diversas doenças e distúrbios que podem ocorrer em diferentes fases da vida.

A profissão iniciou em meados dos anos 30 para auxiliar nos erros de linguagem e foi regulamentada em 1981. O profissional desta área atua em escolas, clínicas, faculdades, em atendimentos residências (Home Care), empresas, entre outros.

Foto: arquivo pessoal

A minha história com a fonoaudiologia começou por um acaso, foi uma opção de vestibular que realizei como teste de conhecimento. Na época estava pensando em fazer medicina, porém acabei passando no vestibular de fonoaudiologia e ganhei uma bolsa.

Decidi então fazer a faculdade como meio de um dia me tornar médica, porém ao longo do curso fui me apaixonando pela área e me descobrindo na habilidade de cuidar do outro.

Na mesma época comecei o meu discernimento vocacional com a comunidade Canção Nova e com isto vieram muitos questionamentos entre a profissão e a vocação. Na semana da formatura o Senhor me revelou que havia me dado a profissão de fonoaudiologia como meio de tratar a comunicação humana, mas também havia me dado a vocação Canção Nova para promover a comunicação de alma.

Hoje, vivo meu apostolado no Posto Médico Padre Pio o que o Senhor havia me revelado. Sou muito Feliz e louvo a Deus por este dom que Ele me concedeu e com alegria disponibilizo ao próximo.

 

Ana Carolina Oliveira, missionária da comunidade Canção Nova e fonoaudióloga no Posto Médico Padre Pio