Assistente Social

No Posto Médico Padre Pio, o trabalho do profissional de Serviço Social busca mediar o acesso dos usuários aos serviços sistemáticos de saúde na Instituição. Aqueles que buscam nossos serviços passam previamente por um estudo social, que tem como finalidade conhecer mais profundamente e de forma crítica a realidade que estão inseridos. É um trabalho baseado no contexto familiar e na realidade social, atenta as questões sociais que afetam o indivíduo e sua relação familiar.

O procedimento de estudo socioeconômico, num clima de confiabilidade, sigilo e privacidade como provê o Código de Ética Profissional, norteia a ação profissional, tendo caráter conclusivo ou indicativo.

De forma prática, quando o indivíduo busca utilizar os Serviços de Saúde no Posto Médico Padre Pio, primeiramente deverá ser agendado uma entrevista Social munido dos seguintes documentos:

  • RG e CPF (próprio e de todos os que residem com ele);
  • Certidão de Nascimento (em caso de menor de idade sem RG);
  • Encaminhamento Médico;
  • Comprovante de Renda/Carteira de Trabalho (próprio e de todos em idade laborativa); e Comprovante de Endereço atualizado.

Após avaliação, conforme critérios internos da Instituição, o requisitante receberá o Cartão de Identificação e Agendamento do Posto Médico, que garante o agendamento de consultas e exames na Instituição.

Podemos dizer ainda que o trabalho do profissional de Serviço Social contribui na dinâmica para uma atuação interdisciplinar da equipe Posto Médico Padre Pio, que visa constantemente maior qualidade no atendimento.