Dia 2 de fevereiro, dia do consagrado

No 2 de fevereiro, dia da Apresentação do Senhor, celebramos de forma muito especial o dia da vida consagrada. Para Comunidade Canção Nova, este é um dia de festa e ação de graças, porque juntos, em comunidade, renovamos nosso compromisso com Deus neste Carisma que nasceu da vontade de Deus.

A partir do “sim” de um sacerdote que, conquistado pelo Senhor e movido pelo Espírito Santo, ousou fazer também um chamado aos jovens em 1977 para seguirem mais de perto a Cristo, nasceu a comunidade. Ao longo dos anos, muitos outros foram chegando, cada um a seu tempo e, junto aos primeiros, protagonizam esta linda história que completa 37 anos.

Muitas vidas se entrelaçam e, unidos por vocação, homens e mulheres, jovens, casados e solteiros, sacerdotes e celibatários assumem, de forma integral, a missão de evangelizar.

O que é a Canção Nova?

A Canção Nova é uma comunidade, criada por Deus, para a formação de homens novos para um mundo novo com base no Evangelho. O seu carisma – um dom do Espírito Santo que nasce da necessidade da própria Igreja -, é a força invisível que impulsiona o projeto pastoral de Monsenhor Jonas Abib, o qual, como ele diz, não saiu de sua cabeça, mas da generosidade do Senhor.

 “Somos chamados, antes de tudo, a nos tornar homens e mulheres de Deus. Em tudo que realizamos e fazemos, levamos os traços do que somos. O nosso perfil assim se define: orante, fraterno e trabalhador. Profissionais de Cristo. Se o Pai criou alguém Canção Nova, esta pessoa possui, pelo menos em embrião, o que acaba de ser enumerado acima”, destaca o fundador da Comunidade Canção Nova.

Presente na realidade cotidiana dos consagrados, o carisma Canção Nova é a resposta às necessidades espirituais dos dias de hoje, respaldando toda a missão evangelizadora da comunidade; que é o trabalho santificado. Ele norteia não só o modo de vida e a formação espiritual de seus membros, como também serve de modelo de vida a todo católico que deseja tornar-se um “homem novo para um mundo novo”. Um estágio espiritual de comunhão com Deus que ocorre a partir da vivência cotidiana dos seus princípios: Viver da Providência, Autoridade e Submissão, Sadia Convivência, Viver Reconciliado, Partilha e Transparência!