O que é Tradição?

A Tradição católica ou a Tradição Apostólica é a autoridade e a ação contínua da Igreja Católica, que através dos apóstolos e da sucessão apostólica, transmite “tudo aquilo que ela é e tudo quanto acredita”, para todo o mundo ininterruptamente desde o advento salvífico de Cristo até a atualidade (Dei Verbum 8).

A Tradição Apostólica é a transmissão da mensagem de Cristo, realizada desde as origens do cristianismo, mediante a pregação, o testemunho, as instituições, o culto, os escritos inspirados. Os Apóstolos transmitiram a seus sucessores, os bispos, e, por meio deles, a todas as gerações até o final dos tempos o que receberam de Cristo e aprenderam do Espírito Santo[1].

A Tradição, por sua vez, pode ser oral e escrita.

Tradição Oral: é enraizada no testemunho dos Apóstolos que assumiram o mandato de levar o Evangelho a todas criaturas. A Sagrada Tradição, por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregação[2].

Tradição Escrita: os Apóstolos, transmitindo o que eles mesmos receberam, advertem os fiéis a que observem as tradições que tinham aprendido, quer por palavras quer por escrito, e a que lutem pela fé recebida uma vez para sempre. Ora, o que foi transmitido pelos Apóstolos, abrange tudo quanto contribui para a vida santa do Povo de Deus e para o aumento da sua fé, e assim a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo quanto acredita. Esta Tradição Apostólica progride na Igreja sob a assistência do Espírito[3]. A Tradição oral está intimamente ligada à Tradição escrita.

A Tradição da Igreja é Viva, vem desde os tempos dos Apóstolos. Ela transmite o que estes receberam do ensino e do exemplo de Jesus e aprenderam pelo Espírito Santo. De fato, a primeira geração de cristãos não tinha ainda um Novo Testamento escrito, e o próprio Novo Testamento testemunha o processo da Tradição viva[4].

Diac. Leandro Paulo do Couto

Comunidade Canção Nova

Fonte: http://www.eclesiafidei.com.br/2015/11/o-que-e-tradicao.html

[1] Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, n.12.

[2] Catecismo da igreja Católica, n. 81.

[3] Sobre este tema conferir Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina Dei Verbum, n. 8.

[4] Catecismo da igreja Católica. n. 83.