'Vinde a Mim […] porque sou manso e humilde de Coração.' (Mt 11, 28-29)

Neste mês de Junho, precisamente hoje – 27/06, comemoramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Tempo apropriado para deixar que nossos corações sejam envolvidos no infinito amor de Jesus. Encontramos esta conhecida devoção já na Sagrada Escritura, pois falar do Coração de Jesus é um modo de expressar o infinito amor de Deus por nós, como encontramos nos textos sagrados.

Dois gestos narrados no Evangelho nos levam a adentrar o Sagrado Coração de Jesus: o gesto de São João quando encosta sua cabeça no peito de Jesus durante a última ceia (cf. Jo 13,23); e na cruz, quando o soldado abriu o lado de Jesus com a lança (cf. Jo 19,34). No primeiro gesto vemos o consolo dado ao discípulo pela dor de se aproximar a morte de Cristo e no segundo gesto o sofrimento causado pelos pecados da humanidade que Jesus carregou.

Podemos enericaSagradotão pensar em nossos atos e refletir: O que temos feito para que o Coração de Jesus seja ultrajado? E ainda mais, esta pergunta se torna especial para nós: filhos e filhas muito amados, escolhidos para uma missão específica de anunciar o Evangelho. Em uma das promessas do Sagrado Coração se diz: “aqueles que trabalham pela salvação das almas terão o dom de tocar os corações mais endurecidos”.

Isso nos pede, a mim e a você, uma parada para um exame de consciência a respeito de como está o meu e o seu coração. O endurecimento do coração nos afasta do Amor de Deus e impede que a graça e a ação do Espírito Santo alcance o coração daqueles que Deus coloca sob nossa responsabilidade de evangelizar, de salvar almas.

Monsenhor Jonas Abib, pai e fundador da Comunidade Canção Nova, nos ensina que na nossa vida nada deve ficar entulhado e que não podemos terminar o nosso dia sem estarmos reconciliados com Deus, conosco mesmo e com nossos irmãos. A revisão de vida nos leva à intimidade com o Senhor e acalma nosso interior agitado, fazendo com que percebamos a ação de Deus em nós.

Que neste mês, em especial nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, possamos rever nossa vida, rever aquilo que em nosso caminho tem nos afastado do amor de Deus, rever nossas dificuldades, mas também nossos crescimentos e o mais importante: rever nosso relacionamento com Deus e com os irmãos. Somos convidados a imitar Jesus, de modo especial na misericórdia para com o nosso próximo. Misericórdia que se concretiza no perdão aos que nos ofendem; São Tiago nos assegura dizendo: ‘a caridade fraterna cobre uma multidão de pecados’ (cf Tg 5,20).

Ofereçamo-nos ao Sagrado Coração de Jesus rezando:

Ofereço-vos ó meu Deus em união com o Santíssimo Coração de Jesus, por meio do Coração Imaculado de Maria, as orações, obras, sofrimentos e alegria deste dia, em reparação de nossas ofensas e por todas as intenções pelas quais o mesmo divino Coração está continuamente intercedendo e sacrificando em nossos altares. Eu vo-los ofereço de modo particular pelas intenção recomendadas aos associados do Apostolado, neste mês e neste dia’.

Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós!

Érica Fernanda

Discipulado 2014

Casa de Maria – Queluz/SP