21057568_20131113212032841Estreou, há poucos dias, nas telas do cinema do Brasil, o filme ‘Noé’. A película gerou muita expectativa pela divulgação e pelos atores que atuaram na produção. Eu não sou crítico de cinema nem especialista no assunto, mas, como se trata de um filme com temática bíblica, sinto-me na obrigação de manifestar minha opinião sobre o que observei quando assisti a ele.

Do ponto de vista teológico, bíblico e doutrinário, o filme é uma frustração do começo ao fim. Ele não se preocupa, em nenhum momento, em ser fiel à narração bíblica ou se aproximar dela. Pelo contrário, procura distorcer e apontar uma visão de fé totalmente contrária à visão judaico-cristã. Uma mistura de concepções filosóficas anticristãs, tentando levar as pessoas a uma concepção de Deus e da revelação divina totalmente deturpada. Por isso, é importante afirmar que o Noé do filme não é o Noé da Bíblia nem o Criador, apresentado pelo filme, corresponde ao Deus da revelação bíblica.

O texto sagrado nos apresenta Deus como aquele que sempre toma a iniciativa de salvar ou purificar a criação como obra de Suas mãos. A missão de construir uma arca não é fruto de um delírio, de sonhos ou de alucinações de Noé. Deus foi ao seu encontro e lhe confiou esta missão. Noé personifica os homens tementes ao Senhor desde a criação do mundo. Ele não é um alucinado, muito menos um fanático religioso sem consciência e sem maturidade, como deseja apresentar o filme. A arca, diferente da Torre de Babel, não nasce de nenhuma pretensão humana, mas é uma iniciativa divina para renovar a humanidade.

Um dos ingredientes de mau gosto do filme é querer apresentar a figura de anjos decaídos como grandes bonecos de pedra, feitos com alta tecnologia digital, como os defensores de Noé, guardiões da arca e combatentes contra os pretensos invasores dela. Essas criaturas, na concepção do filme, ajudam Noé na construção da arca. Os elementos são sem fundamentos e distorcem o sentido da revelação bíblica. Nenhum anjo decaído ajudou Noé nem pode ajudar nenhum de nós. Ele não teve o auxílio desses fantasiosos guardiões. A luz, a força e o auxílio que conduzem Noé é a mão de Deus, Criador de todas as coisas.

A visão hedonista do filme apresenta um dos filhos de Noé como um jovem impelido a possuir a mulher de qualquer um a qualquer custo. Noé, como um obcecado religioso, opõe-se ao fato de seu filho ter uma esposa. Ainda pior: quando sua nora engravida, dentro da arca, Noé, em nome de Deus, fica irado com a gravidez dela e se propõe matar a criança se ela for uma menina. O texto bíblico é muito claro ao dizer que Noé entrou na arca com sua mulher, seus três filhos e a esposa de cada um deles. E eles, depois, iriam povoar a terra.

O filme tem muitas outras coisas de mau gosto e interpretações sem nenhum fundamento religioso ou bíblico. Penso que o autor da obra poderia ter respeitado, pelo menos, o essencial da narração do texto bíblico e criado muitas coisas belas a partir daquilo que foi inspiração bíblica para criar o filme.

A verdade é que o longa-metragem é uma afronta e uma distorção da beleza da revelação divina. Ele não merece ser visto nem apreciado por quem tem a Bíblia como um Livro Sagrado, fonte da revelação divina e inspiração primeira de fé. Existem filmes mais sérios e de roteiros mais qualificados.

Padre Roger Araújo
Missionário da Comunidade Canção Nova

36 Comentários

  1. wanderson de Oliveira

    Realmente fico triste com a ação do inimigo enganando a muitos cristãos. Cabe a cada um de nós nos prepararmos com as nossas armas a espada (BÍBLIA) e desmascará os enganadores, com a verdade. Que DEUS nos prepare a cada dia mais pois somos Vencedores em CRISTO JESUS.

    • maria augusta

      Sou Evangélica Não vi o filme meus filhos e meu genro virão mas só pelos comentários já deu pra saber que e mais uma armadilha diabólica pra jogar mais uma vez a humanidade contra o criador a bíblia diz pra sermos prudentes vigiando a todo tempo que nós possamos estar sempre examinado as escrituras pra não cairmos nessas ciladas que muitos por não conhecer aplaudem assim por não terem conhecimento da verdade vivem enganados temos que Ora para Deus mude os corações

  2. Ailton Rodrigues Sobrinho

    Olá gente boa, fui assistir o filme também com muita expectativa de luz e vida, pois cresci com o filme “Os Dez Mandamentos” na cabeça, lindo, maravilhoso e que meus filhos assistiram comigo vendo a força de Deus através das pessoas como Moisés, Josué e tantos outros, a fidelidade sim, porém com amor, compaixão e justiça. Deus falou com eles e fala com nós até hoje e isso é maravilhoso.
    No filme do “Nãoé” ( rsrsrsrs ) tudo se distorceu, o “criador” é o vilão sanguinário e o “demônio” é mocinho! ridículo!!!!! não se vê Noé em nenhuma cena falando com Deus , nada! parecia que tudo era fruto de sua cabeça, obcessão tamanha.
    Uma pena! fico ainda com os “Dez Mandamentos”
    Grande abraço a todos

  3. Fui assistir o filme, sabendo que encontraria um “filme” e não um ensinamento… Sei que isso encontro através de outras propostas, como por exemplo o estudo bíblico. É um filme, com artistas bons, um roteiro legal, achei envolvente e com efeitos surpreendente. Só.
    Não acrescentou e também não me subtraiu nada, por ser fantasioso e um pouco apelativo.
    Porém para quem assiste vampiros e lobisomens, esse não é tão ruim não…

  4. Pessoal é só um filme… não está dizendo no final, baseado em fatos reais…Eles inventaram um Noé e uma Arca… não quer dizer que é a mesma da Bíblia… somente um plagio… Se for assim temos que criticar todas os filmes baseados em livros..

    • Não´' noé.

      Meu amigo, nada pode ser distorcido na bíblia aquele que destorce a palavra terá severas maldiçoes, inclusive quem inventou o Tal Filme “Nãoé” Pq ta mais pra nãoé que Noé, sofrera consequencial e aqueles que seguem a palrava do Homem sofrerá também, pq Deus disse, eu sou a verdade ea vida, e ninguém vem ao pai a não ser por mim. ele é a verdade esta tudo na bíblia, estou afastada , não discuto religião. não odeio ateus, ou outro tio de religião,respeito todos , mais quando toca o nome do grande Jesus nosso Deus ou nos seus ensinamentos ai ja é outra coisa temos que ter o conhecimento, para com que não possamos ser alienados pela mídia, esse filme “Nãoé” é nada mais que uma marionete para enfeitiçar seus telespectadores.
      a bíblia diz:
      “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
      E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.”

      Apocalipse 22:18-19

      A bíblia não é um livro que um mero escritor com poucos pensamentos criou uma ficção para enganar a humanidade, nos dias de hoje, meias palavras em livros viram grandes filmes e ganham muito dinheiro por isso, as pessoas nunca iram seguir as regras da bíblia pq sabem que a bíblia não trará dinheiro e sim a fé. um abraço

  5. Gostei do post… pelo trailer que assisti deu pra ver que esse filme vai puxar mais pra ação… que ver..

    quem ainda não viu o trailer: http://diasdesol.com.br/lancamento-do-filme-noe-noah-2014/#more-256

  6. Na sala do cinema ouvi, ao longo da sessão, muitos comentários das pessoas sobre que o filme não retratava a versão Bíblica, fiquei feliz por isso, as pessoas entenderam isso. Nesse sentido o roteiro é muito ruim, mas como catequista quis assistir para orientar meus crismandos, já que não há como impedi-los de assistir, e Trata-sede mais um filme de um personagem famoso mas que não retrata a realidade, pura ficção. Não é nosso Deus nem a história do nosso Noé!

  7. O filme tem fundamento religioso sim, e muito sério, só não são fundamentos cristão, ou um padre não sabe que o cristianismo e especialmente, o catolicismo não é a única religião do mundo?

    http://www.aleteia.org/pt/artes-entretenimento/artigo/filme-noe-o-show-de-cabala-e-gnosticismo-que-quase-ninguem-percebeu-5289916971876352?page=4

    “O escândalo é este: de todos os líderes cristãos que fizeram um grande esforço para endossar este filme… ….e de todos os líderes cristãos que o condenaram por “não seguir a Bíblia”, nenhum conseguiu identificar uma subversão flagrantemente gnóstica da história bíblica, por mais que ela estivesse bem debaixo dos seus narizes.”

  8. acredito que se deve ver o filme como ficção,não ir com tanta sede ao pode achando que os filmes feitos por aqueles que não são evangélicos\ cristãos vai ter um exatidão do que aconteceu. e a bíblia também não diz tudo o que realmente aconteceu e não estivemos lá para saber.

  9. André Barros

    Realmente, o filme não é bíblico (ou exclusivamente bíblico), mas nem por isso é obra do capeta. Rssss! É importante lembrar que a narrativa de Noé e do dilúvio não é exclusivamente bíblica. Outros povos anteriores ao povo hebreu desenvolveram suas próprias narrativas e mitologias acerca dessa história. Para citar um exemplo, temos a história do Noé Babilônico e também do Noé dos Sumérios. Acredito que o produtor do filme quis contar essa história misturando as diversas matizes culturais em cima da narrativa não tendo o propósito de privilegiar nenhum ponto de vista religioso ou dogmático.Nesse sentido, foi show de bola!

    • Discordo totalmente, do “mas nem por isso é obra do capeta. Rssss! ” , mais respeito sua opinião. Fica escancarado na narrativa do surgimento dos “guardiões” claramente descritos como os anjos caídos, vulgo demônios, uma forma de inserir disfarçadamente a ideia de pintar os mesmos como heróis da humanidade quando na verdade bíblica aponta claramente como principais culpados da ruína do homem
      por instigar o mesmo a negar a Deus comento o fruto que era proibido, tornando o homem assim culpado e abrindo caminho para sua infiltração no meio da humanidade propagando o pecado afastando o homem de Deus, gerando assim como uma das consequências o dilúvio. Não da p engolir isso não meu amigo, dizer que abandonaram seus postos divinos para salvar a humanidade. Bons efeitos, mais o efeito final para quem tem mente fraca e um dia vier ler a obra real já tem uma semente de deturpação quanto aos tais ajudantes.

  10. Pablo Lopes

    Discordo.

  11. Olá, o diretor desse filme é ATEU, isso mesmo ATEU acho que a intenção dele foi realmente destorcer o que esta na Bíblia, até por que na nova ordem mundial tudo o que é relacionado a Jesus, Deus e salvação serão/estão sendo destorcidos. Para preparar o mundo para o Anti-Cristo.

  12. Noé é Noé …. infelizmente tentaram criar um novo….. mas que por sinal não dará muito certo, vi pessoas saindo do cinema insatisfeitas com o que viram, alguns até aplaudiram… uma pena…. pois acredito que não devem conhecer a verdadeira palavra. Que Deus abra os olhos espirituais do nosso povo, a história de Noé é linda… não precisa ser mudada nem uma palavra.

  13. Antonio T M Andrade

    Realmente, os “guardiões” da arca de Noé são uma contradição teológica, naquilo que sabemos sobre os Anjos bons. Nunca se ouviu dizer que demônios tenham ajudado as pessoas. Mas dizer que em nenhum momento do filme Noé não falou com o SENHOR, me parece temerário. DEUS fala sim conosco, por meio da consciência, dos sonhos, além de nos falar diretamente pela Sagrada Escritura. E para nós, católicos, fala-nos pela Liturgia também. O filme mostra as contradições e os desafios que a família enfrenta. Não foi assim tão simples para eles perceber e fazer a vontade de DEUS, assim mesmo o fizeram, e no final a Aliança continuou porque eles cada um a seu modo experimentaram a reconciliação consigo mesmos e com os outros. Gostei sim do filme!

  14. Ana Paula Pereira

    Assisti o filme ontem e é horrivel!!! nao suportei ver tanta distorção na palavra de Deus que é linda.

  15. Pior do que contar história diferente é usar parte da história pra jogar o espectador CONTRA Deus.
    NOÉ NA BÍBLIA, homem íntegro, escolhido por Deus para com sua família preservar a vida(animais e o homem.
    NOÉ NA FICÇÃO, enlouquecido, quer “fazer a vontade do criador” e esta seria matar a todos e a sua família seria a última. Proibindo seu filho de ter uma esposa, e tentando matar suas netas. No filme Noé mostra que Deus é tão mau que queria que ele matasse as suas netas, mas o lado humano de Noé é melhor do que Deus e as mantém vivas.
    Os “anjos caídos”, no filme, são seres do bem…
    O Tubalcaim, perverso na bíblia, na ficção mostra-se melhor do que Noé…
    Era de se esperar que o filme fantasiasse a história bíblica, mas dar aparência de bem ao mal e “pintar” Deus como muito ruim, perverso e pior do que o humano é coisa do inimigo de nossas almas.

  16. Sou evangélica e também muito me entristeceu por terem usado uma historia da biblia para fazer um filme com tanta heresia..É lamentável !
    Muito maduro e coerente o comentário do padre. Vale destacar o que escreveu!

    “Ele não merece ser visto nem apreciado por quem tem a Bíblia como um Livro Sagrado, fonte da revelação divina e inspiração primeira de fé. Existem filmes mais sérios e de roteiros mais qualificados.”

  17. Jesus está voltando volte para ele antes. Raça de víboras .

  18. EU NÃO GOSTEI DO FILME ,PORQUE VI QUE FOI UMA AFRONTA AO NOSSO SENHOR JESUS,DISTORCERAM TUDO, SAI TRISTE DO CINEMA, E O PIOR É QUE MUITA GENTE NÃO GOSTOU,OUVI COMETÁRIOS,INFELIZMENTE ,,,,,:(

  19. medoooooooooooo dos Evangélico!

  20. Depois que eles saem da arca ainda tem mais 5h de filme. Tem que ter saco para assistir o resto. O meu namorado acordou no melhor do sono com os gritos da Watson (que de passagem vou dizer que teve uma atuação perfeita).
    O Noé é virado no rambo. Mata um montão de gente.
    Sério, o filme é um saco.
    “Teria sido melhor assistir o filme do Pelé”, digo, ter ido assistir Rio2.

  21. Fico decepcionado de como e tratado nosso soberano Deus.hoje com tantas coisas ruins acontecendo, eu esperava que esse filme tão divulgado pela mídia fosse apresentar os acontecimentos de nossa criação no intuito de conscientizar mais as pessoas e não trazer mas violência como foi visto no filme. Jesus está voltando Pra mudar isso

  22. Fico decepcionado de como e tratado nosso soberano Deus.hoje com tantas coisas ruins acontecendo, eu esperava que esse filme tão divulgado pela mídia fosse apresentar os acontecimentos de nossa criação no intuito de conscientizar mais as pessoas e não trazer mas violência como foi visto no filme. Jesus está voltando Pra mudar iss

  23. Fiquei muito decepcionada com o filme. Que pena. Perderam uma grande oportunidade de contar a verdadeira história de Noé. A única cena que me emocionou foi quando entraram os´pássaros e os animais na arca.

  24. estava louco para assistir mas depois de ler os absurdos inscritos a cima nao vou peder tempo em coisas q nao me edificam…mto obrigado.. sou adventista do setimo dia estudo a biblia tds os dias … e cm vc msm disse ja mais anjos caidos ajudaram alguem… por isso q o fim do mundo esta proximo as pessoas nao respeitam mais na a biblia aff

  25. É um ótimo filme assisti ôntem, não acho que vemos nos prender a doutrinas solte a imaginação e curta. Afinal nunca saberemos como é a aparência de um “anjo caído”, como foi Atlântida ou a Lemúria, curta o momento pois o importante é o presente pois é nele que nós evoluímos e nos tornamos seres melhores ou não. Namastê.

  26. Sou teólogo Assisti o filme este final de semana e gostei !Sei que o filme não é fiel a bíblia ,mas os relatos da história de Noé não são históricos e sim mitologicos . Vale apena assistir, mas vale apena lembrar que isso é cinema é Hollywood é entretenimento o diretor incrementou a história a sua maneira e teve um resultado bom! Para aqueles que querem fidelidade a biblia que vá estudar a bíblia ! Cinema é para diversão!

  27. .Assisti o filme e fiquei muito triste por fazerem tudo errado,e nunca mencionaram o nome de DEUS sempre diziam criador…falta de respeito com o nosso DEUS PODEROSO….

  28. Conconrdo Plenamente, estou assistindo o filme e gostaria de Saber da onde o altor tirou qe Noe era induzido por anjos ‘ Gigantes ” parecendo Robos … nada a ver Com o que Cremos o Filme nao transmite nenhuma fé muito pelo contrario Destorsse totalmente a Palavra de Deus , ofuscando a Beleza divina Da historia!

  29. também não gostei do filme, quem não conhece a bíblia vai acreditar em tudo isso!

  30. É com grande desapontamento que trago uma mensagem pra quem o minimo de escrúpulo e senso de critica. O filme Noé não só foi uma longa-metragem em que alcançou e MUITO a vida de perdidos pelo mundo, fazendo-os voltarem seus olhos pra o que REALMENTE importa, que é Jesus Cristo, como também fez muitos já cristãos, como eu, se interessarem mais por aquilo que foi contado de geração e geração até nós, a história de Noé.
    Se vocês tem um pingo de mentalidade fora do extremismo religioso, vocês enxergariam que o filme, não teve, não tem, e nem precisaria ter que seguir palavra por palavra o que esta escrito na bíblia, em nenhum momento o diretor disse que iria fazer isso, ele tem a liberdade sim de fazer uma obra cinematográfica e imaginar um pouco alem do que esta escrito, afinal o filme é uma obra, nunca teria a necessidade de fazer embasamentos exatos da bíblia.
    O filme É SIM uma longa-metragem em tanto que foi muito bem produzida e retratada, e me desculpem, mas se vocês não tem o minimo de mentalidade aberta, nunca vão alcançar o que Jesus realmente quer de cada um de nós, evangelizar, ensinar, espalhar sua palavra, muitas vezes isso precisa de meios, o mundo é habitado pelo maligno, se alcança um perdido através de meios em que só o retraem e o fazem odiar o nosso criador? Tenham senso critico pra certas coisas, abram sua mente, afinal se não assim for nunca vão ser uma verdadeira ferramenta na mão de cristo. O mundo ainda não foi bem evangelizado porque tem pessoas que não tem mente adequada pra passar a mensagem, pensem nisso, abandonem essa mente quadrada e sem objetivo de vocês.

  31. Luiza Oliveira

    Só pra lembrar, o filme é BASEADO na história bíblica de Noé, e não o texto bíblico convertido em filme.

  32. De fato o filme não mostra tão claramente o que de fato a Bíblia apresenta sobre Nóe e sua Família.
    Assim como a Bíblia nao mostra em detalhes tudo o que houve no princípio do Mundo cabendo a nós, lermos e pedi a Deus a boa interpretação.
    Bem produzido o filme,gostei.
    Ele tem pontos bons e ruins,e alguns casos de reflexão de um todo.
    Assim como seu Texto aqui neste blog tem pontos abordados que sao Bons e outros Ruin, como de dizer que o filme não e merecido ser visto por quem tem a Fé e base dela na Bíblia. Pois se você teve interesse e livre arbítrio e direitos de ver e deixar seus apontamentos, os demais também o devem. E que cada um faça sua conclusão de Fé.
    Concordo com você que há filmes mais adequados sobre a história de Noé, para ser assistido e que tem base mais fixa na Bíblia. Mais vale ressaltar que, e o mesmo dizer que a MAÇA no Éden era o fruto proibido e que Jesus era branco de olhos azuis,cujo e o que vários filmes sobre a Vida de Jesus e o Fruto Proibido na Criação do mundo mostram,quando de fato a Bíblia não nos revela nada claramente sobre estes itens que assolam a mente da humanidade ate hoje,e que muitos acreditam ser de fato isso.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com