A Pastoral da Criança promove a vida

Líderes da pastoral promovem ações para o desenvolvimento integral das crianças

Hoje, 12 de outubro, comemoramos o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o Dia das Crianças. Por isso, o podcast da Redação apresenta aos nossos internautas um pouco do trabalho desenvolvido pela Pastoral da Criança no Brasil.

O Papa Francisco nos exorta a olharmos para as crianças do mundo, pois elas são o futuro. “Um povo que não se preocupa com os seus idosos e com as suas crianças não tem futuro, porque não terá memória nem promessa!”.

De acordo com a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Irmã Vera Lúcia Altoé, todo o trabalho desenvolvido pelos líderes da entidade, que são voluntários nos trabalhos comunitários, visa realizar programas voltados para o desenvolvimento da criança, da gestação aos seis anos de idade. Com visitas frequentes às casas das famílias, os voluntários da pastoral auxiliam as mães com receitas caseiras, como a famosa “farinha milagrosa”, e instruções sobre a forma correta de cuidar da criança, desde o ventre materno.

“A Pastoral da Criança é uma organização comunitária de atuação nacional e tem um trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber e do conhecimento. E tem como objetivo principal promover o desenvolvimento integral da criança, da gestação até os seis anos de idade, dentro do contexto familiar. São ações de prevenção, saúde, nutrição, educação e cidadania que são realizadas pelos líderes voluntários na comunidade”, declarou a coordenadora da entidade criada pela CNBB.

Ouça, na íntegra, o podcast da Redação sobre a Pastoral da Criança com a Irmã Vera Lúcia Altoé:

De acordo com dados fornecidos pela Assessoria de Comunicação da Pastoral da Criança, hoje este grupo está presente em aproximadamente 35 mil comunidades em cerca de 4 mil municípios brasileiros. Em 2012, havia cerca de 202 mil voluntários atuantes, dos quais 110 mil são líderes comunitários, que dedicam um parte do seu dia para visitar as famílias e oferecer a sua colaboração.

“Os líderes orientam as mães no que acharem necessário, como fazer uma horta caseira em casa, pois esta é realmente a missão do líder da Pastoral da Criança. Fazer a visita e, depois num determinado dia da semana, esta mãe é convidada a vir celebrar este desenvolvimento da sua criança e, em seguida, os nossos líderes fazem a avaliação sobre o desenvolvimento da criança”, relatou a coordenadora.

Este dia do “celebrar a vida”, no qual as líderes da pastoral se reúnem com as várias famílias que são assistidas pelas ações do grupo, tem como proposta fazer um dia de recreação para o público infantil. E também para verificar se as crianças estão bem de saúde de acordo com a sua faixa etária e auxiliar aquelas que ainda precisam de ajuda.

Segundo Irmã Vera essa assistência é realizada em todo o Brasil e conta com a colaboração dos líderes da pastoral e também de médicos e enfermeiras que participam do “dia da celebração da vida”. Para prestar esse serviço comunitário basta procurar seu pároco que ele vai lhe indicar quem é o coordenador da Pastoral da Criança em sua comunidade, pois, para ser um voluntário, basta ter vontade e disposição de ajudar o próximo.

Saiba mais:

:. Fases da infância

:. Pastoral da Criança

:. Precisamos valorizar nossas crianças

:. Religiosa fala sobre Pastoral da Criança e o legado de Zilda Arns

:. Pastoral da Criança celebrou 30 anos, em Congresso, em Aparecida

:. Pastoral da Criança espera atuação dos jovens no organismo

Comments

comments