Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina

Hoje, comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina!

Esta devoção teve início num sábado, no ano de 1531, quando a Virgem Maria apareceu a um indígena recém-convertido que caminhava em um vilarejo rumo à cidade do México, a fim de participar da catequese, logo após a Santa Missa.

Durante este percurso, Nossa Senhora apareceu para o jovem chamado Juan Diego e faz-lhe um pedido: “Vá até o bispo e peça a ele que, neste lugar, seja construído um santuário para honra de Deus”. O jovem a obedeceu e foi até o bispo, o qual, por prudência, pediu-lhe um sinal.

Nossa Senhora disse ao indígena: “Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe, em meu nome, que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita.

Juan Diego obedeceu e, ao se apresentar diante do bispo, fez como Nossa Senhora havia lhe pedido. Para a grande surpresa de todos, eles não viram somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada, milagrosamente, no humilde mando do indígena.

Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe

No ano de 1754, o Papa Bento XIV declarou: “Nela, tudo é milagroso: uma imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros. Uma imagem estampada numa tela tão rala que, através dela, se pode enxergar o povo e a nave da Igreja. Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”. Em 1875, no Pontificado de Leão XII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

A veneração à Virgem de Guadalupe, solícita ao prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo grande confiança filial; constitui, além disso, um estímulo à prática da caridade cristã ao demonstrar a predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assistí-los.

Vamos rezar, juntos, a Oração à Nossa Senhora do Guadalupe, feita pelo Beato João Paulo II –  México, janeiro de 1979:

“Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja! Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo, escuta a oração que, com filial confiança, te dirigimos e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor.

Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos, neste dia, todo nosso ser e todo nosso amor. Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa.

Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em Tua Igreja. Não nos solte de Tua mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, pedimos-te por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do Filho de Deus. Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo ensina-nos a procurar, continuamente, a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a levantar, a nos voltarmos a Ele mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da penitência, a qual traz serenidade à nossa alma.

Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Confira o vídeo:

Comments

comments