Saiba como otimizar e aprimorar sua página na rede

Semana passada, o Podcast da Redação publicou uma matéria especial com dicas importantes para que você, internauta, pudesse criar seu blog. Nesta semana, o foco da nossa reportagem são as técnicas de SEO.

SEO vem do termo inglês Search Engine Optimization, que em português quer dizer “otimização de sites e buscas”. As técnicas de SEO utilizadas pelos blogs e sites são mecanismos desenvolvidos para que sua página seja encontrada pelos dispositivos de buscas com facilidade, ou seja, encontrando-se na primeira página dos resultados.

Conforme explica o gerente de Mídias Sociais da Canção Nova, Paulo Moraes, para ganhar e manter a relevância nos resultados de busca é importante obedecer a algumas regrinhas básicas e práticas como escrever com frequência, pensar em títulos eficazes e palavras-chaves corretas – tags. O uso das tags deve se limitar a seis, no máximo, porque, mais do que isso, fica poluído e é considerado spam pelo Google”, explicou Paulo.

É preciso que os internautas fiquem atentos a essas técnicas e as execute em seus canais de internet, porque há ferramentas de otimização da página. Para quem utiliza a plataforma WordPress, plugin de SEO pode ser instalado. Assim, mesmo utilizando-as em seu blog, esse plugin ajuda a otimizá-lo, porque permite cadastrar informações mais relevantes, a fim de que sua página seja encontrada com facilidade por outros internautas.

“Utilizando esse plugin, você aumenta muito a relevância do seu site para o Google”, frisou o gerente.

De acordo os estudos em SEO, após a criação do blog ou site, nos seis primeiros meses é preciso abastecer com conteúdo todos os dias. Desta forma, o seu canal na internet ganhará destaque nas páginas de busca. Mas lembramos que, para adquirir essa importância, é preciso seguir aquelas regrinhas básicas de SEO.

Paulo ainda destacou que é possível acompanhar, com ajuda de certas ferramentas, se o seu blog ou site está ganhando destaque com a aplicação das técnicas sugeridas.

“Uma das principais ferramentas para isso, sendo site ou blog, é o ‘Google Analytcs’. Mas, se você pesquisar, vai encontrar outras ferramentas que possam mensurar os acessos na sua página”, comentou Moraes.

Ouça, na íntegra, a entrevista realizada pela gerente de conteúdo do Portal Canção Nova, Willieny Isaias, com o gerente de Mídias Sociais da Canção Nova, Paulo Moraes.

Comments

comments