18. novembro 2008 · 6 comments · Categories: Sem categoria

beijo.jpg

Amor é dom e acolhimento.O beijo, por sua vez, é um belíssimo símbolo de amor; ele é sinal, ao mesmo tempo, do dom e do acolhimento.

Um beijo não será realmente dado, se não for acolhido. Lábios de mármore, de uma estátua, não acolhem um beijo; é preciso que sejam lábios vivos. Ora, lábios vivos são lábios que acolhem e dão, ao mesmo tempo.
O beijo é um gesto admirável, e é precisamente por essa razão que não devemos prostituí-los, brincar com ele mas, sim reservá-lo como um sinal de alguma coisa extremamente profunda .
O beijo é a troca de sopros que significa uma troca de nossas profundezas: eu sopro em você, eu me expiro em você e a inspiro em mim de tal forma que eu esteja em você e você esteja em mim.”  (Francois Varillon)

Francois Varillon (1905 – 1978)

Um dos mestres de espiritualidade mais lidos da nossa época, o padre Varillon nasceu na França e entrou para a Companhia de Jesus em 1930.

Participou ativamente da resistência ao nazismo durante a ocupação da França, tornando-se em seguida professor de jovens jesuítas, conferencista muito solicitado e pregador de retiros. Profundamente interessado em questões artísticas, citava sempre Claudel e Wagner (depois de Fénelon)como motivos de inspiração constante. O trecho seguinte foi extraído de um de seus livros mais conhecidos, “A humildade de Deus”.
“Deus respeita de modo absoluto a liberdade do ser humano. Ele a criou, e não foi para petrificá-la, ou violentá-la. É por isso que ele jamais grita, nem impõe. Ele sugere, propõe, convida. Ele não diz “Eu quero”, mas “Se tu quiseres … ”

Expressões como “os mandamentos de Deus” ou “a vontade de Deus” devem, assim, ser tomadas com cuidado, e compreendidas segundo o amor. Deus não repreende: ele deixa esse cuidado à nossa consciência. “Ele é maior que o nosso coração”, diz são João na sua primeira carta. Ele fica escondido para não se tornar irresistível.. A sua invisibilidade é uma forma de pudor”.

6 Comentários

  1. O beijo é algo que marca a intimidade entre duas pessoas…
    Gostei muito desse texto…
    Os jovens deveriam ler… e ver o belíssimo significado que este ato de beijar tem para duas pessoas apaixonadas…

    É a concretização de um primeiro momento de um relacionamento…

    igual a questão da castidade… lembrei da palestra de Adriano aqui no Kairós! Hoje ela está vulgarizada por muitos jovens…

    Uma vez um monge em uma palestra aqui na Paróquia, ele falou algo que me marcou… a consumação do casamento ocorrer no altar….por isso tão importante esse zelo, de se preservar para aquele ou aquela que Deus preparou pra você!

    Tá bom… tou falando demais!

    Parabéns aí galerinha pelos textos… são curiosidades interessantes para nós jovens!

    Um grande abraço!

  2. Concordo com Monique…

    E..os textos são formações maravilhosas para nós jovens…

  3. Luciara - Luh

    -OS TEXTOS SÃO OTIMOS MSM, SEMPRE PEGO ESSES ASSUNTOS D FORMAÇÃO E COLOCO NO MEU ORKUT,EM UM ÁLBUM DE FORMAÇÃO!!! TAMU JUNTO GALERA LINDA!!!!

    – BJINHOSSS

  4. Davisson (Diadema-SP)

    O beijo, é algo tão íntimo, pessoal, que vocês podem ler nas Escrituras Sagradas, que Jesus, foi traído, por Judas Iscariotes, através de um beijo, Judas preferiu dar logo um beijo em Cristo, porquê, na minha opinião, ele admirava tanto Jesus, e estava tão imensamente envergonhado de fazer o que ia fazer. Que o beijou.

    O beijo hoje em dia, ficou tão “banalizado”, e nem sei se pode ser conciderado beijo, mesmo, essas cenas nas novelas da TV, é muito usado pelo maligno, para corroer os relacionamentos, pois tudo começa pelo, beijo, aí depois vocês já sabem, as consequências, de escolhas tomadas impulsivamentes, são isso daí, filhos(a) com pais, separados, ou fora de um matrimônio.
    Isso serve de alerta pra todos os jovens, “cuidado com o beijo”! E se a pessoa julgar ser bom beijar aquela pessoa, que não faça como um Judas Iscariotes!

  5. Esperei em Deus por um namoro. A alegria do primeiro beijo é algo que marca minha existencia. Bom demais! Quanta ternura, bendito seja Deus!

  6. Achei muito interessante o q a Monique Dantas flw sobre ” O beijo é algo que marca a intimidade entre duas pessoas…
    Pq foi exatamente o q senti no 1º beijo com a minha namorada…
    foi algo q marcou muito….
    isso faz valer muito o q a Monique…
    vlw galera fiquem com Deus…

  7. Pingback: Brunna Jaques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *