19 de Março - Dia de São José

19 de Março – Dia de São José

Na Igreja, a devoção a São José inicia-se por meio de Santa Teresa D´Ávila, no século XVI, que teve uma relevância especial na difusão do fervor ao santo, promovendo o culto a ele, fixando a imagem de São José com o Menino Jesus e um lírio. A São José ela dedicou o primeiro mosteiro de sua renovação do Carmelo. A escultura que pôs à porta do convento de Ávila foi a primeira imagem do santo de que se tem conhecimento, colocada ao exterior de um edifício na Espanha. Era a São José que a Santa dedicava a vida espiritual e material dos conventos. A devoção é ainda mais difundida após o milagre de Fátima, nas aparições de Nossa Senhora, em 1917, no “Milagre do Sol”, quando São José aparece com o Menino Jesus nos braços, abençoando o mundo.

São José é o Esposo da Virgem Maria e Pai Adotivo/Espiritual de Jesus Cristo. Padroeiro da Igreja e das Famílias.

Ele é padroeiro da Igreja porque foi protetor de Maria e de Jesus Cristo. Portanto, sendo Jesus o Chefe da Igreja e tendo José aceitado protegê-Lo e também proteger Maria, Sua Mãe, obviamente que ele protege o corpo místico que é a Igreja e por isso é seu padroeiro.

Padroeiro das famílias porque assumindo Maria como esposa e Jesus como filho, constitui assim uma família e se torna o guardião, o protetor dessa Sagrada Família e se foi assim com eles, é assim também com todas as famílias.

Constatamos a proteção de São José a Maria e a Jesus nas próprias escrituras, que nos diz que a partir do sonho com o anjo, ele assume a paternidade pela graça que o Espírito Santo deu a ele para ser pai adotivo de Jesus Cristo, para que ele exercesse essa paternidade.

E assim segue protegendo a Sagrada Família quando Herodes atormentado pelos demônios queria matar Jesus e, por isso, José é avisado em sonho para fugir, se fez obediente e colocou-se em prontidão de imediato, na sua missão de guardião, de defensor, de protetor de Jesus e de Maria.

José sonha mais uma vez com o anjo dizendo que poderia voltar para Israel com Jesus e Maria e, tempos depois, é avisado por meio de sonho para ir para a Galileia e vai com eles morar em Nazaré.

Outra atitude protetora de São José está no momento em que, tendo ido a Jerusalém para comemorarem a Páscoa, na volta para Nazaré, não percebem que o Menino não estava com ele e com Maria. Ao perceber isso, São José volta com Maria para procurá-Lo.

Tudo isso nos mostra que São José é protetor das famílias, protetor da Igreja, o terror dos demônios, defende-nos e guarda-nos dos ataques malignos, como defendeu Maria e Jesus dos ataques demoníacos que vieram por meio de Herodes e que existiam no Egito, lugar de idolatria condenada por Deus.

A santidade de São José pode ser constatada na própria Palavra de Deus, nela encontramos profecias que falam de um descendente de Davi e São José é dessa descendência (Mateus 1,1-17). Em toda profecia, há um desígnio divino, sendo assim, havia já um desígnio de Deus para ele e esse desígnio era o de que ele fizesse parte do plano da salvação. E, além dessas profecias, o anjo ao se dirigir a ele dizendo para não temer assumir Maria e Jesus, lhe chama de filho de Davi (Mateus 1,20) e isto é uma confirmação das profecias.

Quando Deus confia uma missão a alguém, Ele não deixa de conceder as graças especiais e necessárias para cumpri-la. Sendo assim, acreditamos que São José recebeu essas graças enquanto estava ainda no ventre de sua mãe. Atentemos para o fato de que Maria e Jesus sendo Santos, não poderiam ser cuidados por alguém que não fosse santo também. Com isso, constatamos que São José já era santo antes mesmo de assumir a sua missão, antes de assumir Maria e Jesus, a própria palavra nos diz que José era um homem justo (Mateus 1,19).

Além das graças espirituais, Deus deu também a São José as graças materiais necessárias para que ele cuidasse da Sagrada Família, não deixou de ser providente também nesse sentido. Na visita dos reis magos que adoram o Menino Deus e levam presentes para Ele, ouro, incenso e mirra. São José e Maria recebem alegria e consolo de Deus ao verem Jesus adorado e também a providência Divina que vem por meio do ouro que financiou a fuga da família para o Egito. E devem ter sido inúmeros os cuidados e as providências de Deus a São José.

Vivendo com Maria e com Jesus, com certeza José foi crescendo na graça que foi dada a ele. Ele não desperdiçou a graça que lhe foi concedida, e convivendo com Maria e com Jesus, foi deixando ser alcançado pela graça que a Virgem Maria já havia recebido de Deus e pela graça que havia em Cristo que era o próprio Deus.

Aqui é importante que paremos para refletir sobre o que fazemos com as graças que Deus nos dá: de termos vida, de existirmos pelo simples fato de Deus ter sonhado conosco e ter nos criado, de termos sido salvos por Jesus Cristo, de termos o Espírito Santo que recebemos no nosso Batismo, de Deus ter nos atraído a Ele, nos ter feito conhecer e experimentar o Seu amor e tantas outras graças que Ele mesmo nos concede. Precisamos observar essas graças e não deixarmos que elas passem por nossa vida. Não podemos desperdiçar essas graças, mas como São José, crescer nessas graças a partir de uma intimidade com Cristo. Peçamos a São José que nos ajude, ele também é mais uma das graças que Deus nos dá, é uma graça de Deus termos São José como nosso protetor, como nosso Pai Espiritual. Recorramos a ele, certos de que ele nos ajudará a crescer em virtude, santidade e fidelidade a Deus.

Que a exemplo de São José, ele que aceitou ser Esposo da Virgem Maria e Pai Adotivo/Espiritual de Jesus Cristo com total confiança, abandono e obediência a Deus, possamos também ouvir a voz de Deus e vivermos aquilo que é o plano, a vontade Dele para nós, cumprindo a bom termo a missão que Ele tem para nós, como fez São José.

Peçamos também a ele sua intercessão e seu auxílio em todas as nossas necessidades, que cuide de nós, de nossa família e de nossa Santa Igreja Católica Apostólica Romana.

Meu glorioso São José, nas suas maiores aflições e tribulações, não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-nos, São José!”

FONTES:

Bíblia Ave-Maria

Curso – “Glorioso São José” – Padre Paulo Ricardo – padrepauloricardo.org

https://offlattes.com/archives/8075#:~:text=Por%20ser%20modelo%20de%20pobreza,considerava%20pai%20de%20sua%20alma

https://cleofas.com.br/sao-jose-tambem-esteve-no-milagre-do-sol-de-fatima-e-este-e-seu-significado/