21. maio 2008 · 11 comments · Categories: Videos

Orvieto, cidade italiana fundada pelos Etrucos situada sobre uma pedra vulcânica chamada Rupe está localizada no centro do país na região Termi e conta hoje com mais de 20 mil habitantes. Uma bela cidade medieval que dá a possibilidade de navegar em um território onde a história, arte e cultura encontram mais expressões.

Foi nesta cidade que se deu início a Solenidade de Corpus Christi, uma festa instituída para adorar, louvar e agradecer publicamente ao Senhor, que “no Sacramento Eucarístico continua a amar-nos até ao fim, até a doação do Seu Corpo e do Seu Sangue”.

No ano de 1263 um padre da Boemia, Alemanha, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação presenciou um milagre. Durante uma viagem que fazia da cidade de Praga a Roma, ao celebrar a Santa Missa na tumba de Santa Cristina na cidade de Bolsena, Itália, no momento da consagração viu escorrer sangue da Hóstia Consagrada banhando o corporal e os linhos litúrgicos. O sacerdote impressionado com o que viu, correu até a cidade de Orvieto, onde morava o Papa Urbano IV, que mandou a Bolsena o Bispo Giacomo para ter a certeza do ocorrido e levar até ele o linho ensangüentado.

O Pontífice foi de encontro ao Bispo até a ponte do Rio Claro, hoje atual Ponte do Sol, que levava para Orvieto o linho manchado do Sangue de Cristo, e mostrou a população da cidade.

No dia 11 de agosto de 1264 proclamou a bula “Transiturus”, que instituía para todo o cristianismo a Festa de Corpus Christi, em resposta aos Patarinis que negavam o Sacramento da Eucaristia. Algumas semanas antes de pronunciar este importante ato, no dia 19 de julho, o Papa junto com alguns cardeais e uma multidão de fiéis, fizeram uma solene procissão pelas ruas da cidade com o corporal manchado com o Sangue de Cristo, esta foi a primeira procissão da festa de Corpus Christi.

Desde então, todos os anos na cidade, um domingo depois da solenidade de Corpus Christi, a procissão segue pelas ruas principais com o corporal do Milagre levado dentro de um precioso relicário conduzido por 400 figurantes vestidos tradicionalmente da época.

Click aqui para ver fotos.

 

11 Comentários

  1. é linda a historia desta grande festa da nossa igreja que é tão rica em fatos divinos. quisera que todos podessem conhecer e viver este milagre.

  2. Rodrigo Luiz

    Matérias como estas nos ajudam a aprofundar sobre as razões da nossa fé!

  3. Como é bom ser Cristãos Católicos pois recebemos o próprio Corpo de Cristo para nós dar força na nossa caminhada rumo ao Céu.
    http://www.rainhadapazviagens.com
    http://rainhadapazviagens.blog.terra.com.br

  4. EZILDA ROCHITTI ALVES

    Ezilda Rochitti de Bauru

    O coração palpita mais forte na espectativa dessa
    festa que acontece amanhã.
    Seguir Jesus como diz Padre Romildo, como se estivéssemos caminhando no deserto em busca do nosso
    maná.
    Essa informação vêm enriquecer essa grandiosa comemoração.

  5. Não sabia desa historia.
    Mais uma fez a Canção Nova a me ensinar.
    beijos!!!!!
    :)

  6. THIAGO VITÓRIA - PE

    que bonita essa história sobre a festa de Corpus Christi,séria bom que todos acreditassem que jesus está realmente na hóstia consagrada, que o nosso remédio de nossa alma.

  7. patricia ap. ferraz

    eu tive á graça de no ano 2000 fazer uma peregrinaçaõ para Terra Santa,Itália e tambem nesta cidade onde acomntaceu este milagre da Hóstia Santa.para mim foi um momento de milagre,passar 13 dias peregrinando na Terra Santa,fui muito agraciada pelas Bênçaõs de Deus.

  8. Baseado neste fato veridico, podemos dizer, como Nicodemos, em Jo 3, 2 “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus, pois ninguém é capaz de fazer os sinais que tu fazes, se Deus não esta com ele.”
    Eu louvo e agradeço todos os dias pela presença real de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Hóstia Consagrada.
    Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

  9. é linda a historia q pena q ñ pode enviar para o amigo , mais vou divulgar assim mesmoooooooooo rsrsrs

  10. Pe. Cassio

    A festa de Corpus Christi é comemorada toda quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade, após a festa de Pentecostes, e é realizada há mais de 8 séculos pelos cristãos do mundo. A história nos conta que no ano de 1258, Jesus apareceu à Beata Juliana de Cornillon pedindo a ela a introdução da Festa de Corpus Domini (Corpo de Cristo) no calendário litúrgico da Igreja. Foi preciso que um milagre Eucarístico acontecesse na cidade de Bolsena na Itália para que a Igreja entendesse a validade das mensagens de Juliana e reconhecesse a seriedade do pedido de Jesus. Nesta ocasião cairam gotas de sangue sobre o altar através de uma hóstia consagrada* que tirou qualquer dúvida sobre a veracidade dos fatos. Após este episódio o Papa Urbano IV em 1264 emitiu um transcrito, onde prescreveu a celebração da festa de Corpus Christi no calendário litúrgico da Igreja.

  11. hoje ja resebemos jesus no samtissimo em nossa comunidade nossos saserdotes visitam nossas comunidades na parte da manha enfeitamos a rua da frente de nossa capela na parete da tarde todos saõ convidados a irmos em nossa paróquia hoje é um dia muito espesial pois depois de dois anos a missia sera celebrada em nossa igreja matris deu um vendavol e ele desabou sou da comunidade santa terezinha nossa paróquia é de nossa senhora da saleti nosso padre celebravam no salão de festa gostei das fotos que nosso senhor nos abençõe.

  12. Pingback: Débora Ramos Romano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *