No Vaticano, a Missa do Crisma foi presidida pelo Papa Bento XVI com a presença de grande parte do clero da diocese de Roma, que hoje renovou as promessas sacerdotais.
Muitos fiéis, na maioria, sacerdotes, lotaram a Basílica Vaticana durante a Missa do Crisma. A celebração faz parte de uma antiga tradição crista que teve inicio no século sexto.
Tu fizestes de nós um reino de sacerdotes para o nosso Deus, era o refrão do canto de entrada executado pelo coro da Capela Sistina. Por se tratar de uma dia de solenidade e de festa, o canto do Gloria é retomado com todo vigor, após o periodo em que ele fica fora da liturgia, durante os 40 dias de Quaresma.
As três leituras tiveram como centro o sacerdócio.
Bento XVI na homilia explicou o significado dos elementos que sao utilizados na concessão dos sacramentos, ou seja, a água, o pão, o vinho e o óleo. A água é base para a vida humana. Já o pão, leva consigo o quotidiano da vida; o vinho significa  festa e o óleo que nutre é remédio e unge os eleitos. Estes símbolos estão ligados a cultura mediterrânea e ao lugar onde Cristo quis habitar no nosso meio. O Sumo Pontífice também pediu que os sacerdotes sejam homens de misericórdia, de paz e de alegria.
Os padres renovaram o compromisso assumido no dia de sua ordenação sacerdotal, ou seja, de estarem intimamente ligados a Cristo, modelo de sacerdote e serem fiéis dispensadores dos mistérios de Deus por meio da Eucaristia e das outras ações litúrgicas.
Após a renovação das promessas sacerdotais, introduzida na liturgia depois do Concilio Vaticano II, se inicia a bênção dos santos óleos, momento central deste celebração.

Fotos da Celebração

O Papa abençoou o óleo dos catecúmenos que será usado no sacramento do Batismo. Abençoou tambem o óleo dos enfermos que será usado na unção dos doentes. E por fim abençoou o oleo do crisma que será administrado no sacramento do crisma já que, através do qual, os fieis participam da missão redentora de Cristo.
Ao final da celebração o Papa confiou aos bispos e padres os óleos abençoados para que através do ministério sacerdotal deles flua a graça divina para as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *