Jovens da JMJ em Madrid receberão um kit surpresa

Faltam 6 meses para o maior evento da juventude cristã. A última Jornada Mundial da Juventude foi em 2008, em Sydnei, na Austrália, e em agosto desse ano, o papa Bento XVI tem encontro marcado em Madri, na Espanha, com jovens dos 5 continentes, que já se preparam para essa grande aventura.

Pe. Maurício, responsável da pastoral da juventude em Roma, conta que eles vão de barco, como que em uma grande peregrinação, passando por Barcelona, Valenza e depois Madri. O cruzeiro será um momento de festa, música e também de oração. Diz que já estão se preparando com catequeses e acredita que os jovens italianos irão em massa para a jornada e o grande boom de inscrições deve ser agora, no início da primavera.

Se não bastasse as graças que esse grande encontro promete, cada jovem terá também uma surpresa ao abrir seu kit de inscrição: entre os itens vai estar também um catecismo diferente, atrativo, o YOUCAT, sigla em inglês para Catecismo Jovem. Depois do Compêndio da Igreja Católica, preparado pelo papa Bento XVI em forma de perguntas e respostas, agora o Vaticano lança o Catecismo para adolescentes e jovens, com explicações contemporâneas da fé católica e uma linguagem bastante acessível.

O catecismo é algo fundamental, todos os cristãos precisam te-lo como referência, aquele tradicional traz uma linguagem de natureza teológica, então pensar num catecismo que contemple as questões fundamentais da fe e explore as problemáticas dos jovens, com uma linguagem mais acessível a eles é uma via útil e esperamos que possa ser utilizado pelos jovens do mundo inteiro.

No prefácio do livro, Bento XVI discorda do argumento de que os jovens sejam superficiais, eles estão na verdade, em busca da verdade e o catecismo é essa fonte de resposta para a sua existência. O pontífice pede que cada jovem se aplique no estudo do catecismo, com paixão e perseverança, de forma individual ou coletiva. Que melhor oferta que esta para estabelecer as bases sólidas do catolicismo, de acordo com o próprio tema da jornada Mundial desse ano: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”?

A Jornada Mundial da Juventude 2011 se aproxima e com ela surgem iniciativas nas paróquias para estimular os jovens a participarem desse mega evento. Quem participar esse ano vai levar para casa um presente especial preparado pelo Vaticano.

1 comentário

  1. ……………………..Mensagem de Bento XVI para a XXVI Jornada Mundial da Juventude – 2011…………. Nosso olhar dirige-se agora para a proxima Jornada Mundial da Juventude que acontecera em Madrid no mes de Agosto de 2011. Ja em 1989 alguns meses antes da historica queda do Muro de Berlim a peregrinacao dos jovens fez uma parada em Espanha em Santiago de Compostela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *