Neste final de semana, entre 27 e 29 de maio, na Casa Geral dos Salesianos, em Roma (Itália), aconteceu  a Consulta Mundial da Família Salesiana. Estiveram presentes o reitor-mor dos Salesianos, padre Pascual Chaves, o vigário-geral da Congregação, padre Adriano Bregolin e o delegado-geral dos Salesianos para a Família Salesiana, padre José Pastor Ramirez. Compareceram, ainda, representantes de 23 dos 28 grupos pertencentes a Família. A Comunidade Canção Nova, reconhecida em 2009 como ramo da Familia Salesiana, foi representada pelos membros padre Anderson Marçal e Sergio Coutinho. Foi uma aportunidade para aprofundar temas e compartilhar experiências.


“Dom Bosco, grande homem carismático, se coloca com originalidade entre os fundadores dos Institutos de Vida Consagrada. Podemos dizer que a semente cresceu até se transformar numa grande arvore”, afirmou padre Anderson, acrescentando que, em seu tempo, Dom Bosco fundou a Congregação Salesiana, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Cooperadores Salesianos e a Associação de Devotos de Maria Auxiliadora. Da mesma forma, com o passar dos anos, outros salesianos fundaram outros grupos em todo o mundo. Em 1978, por exemplo, o entao sacerdote salesiano, padre Jonas Abib, fundou a Comunidade Cançao Nova. Juntos, este grupos constituem a intitulada Família Salesiana.

No encontro foram apresentadas propostas sobre a preparação para as comemoraçoes dos 200 anos de nascimento de Dom Bosco. Outro assunto abordado foi a confecção da carta de identidade da Família Salesiana, documento que mostra com maneira esquemática a identidade, missão e espiritualidade deste grande movimento de fieis que trabalham para a salvação dos jovens.

Ao final do encontro foram apresentados a arte e o significado da nova logomarca da Família Salesiana. De acordo com padre Adriano Bregolin, no novo símbolo estão representados:

– Dom bosco segurando na mão de dois jovens: esta imagem forma a imagem de uma casa que representa o acolhimento em familia, pois é em casa que o sistema preventivo de Dom bosco se aplicava;

– O sistema preventivo de Dom bosco é representado pelas três colunas: razão, religião e amorevolezza. Tudo isso sendo enviado ao mundo, pois a missão a todos os povos faz parte importantissima da missão da Família salesiana.

Nenhum comentário

  1. Pingback: Vera Lúcia Reis

  2. Pingback: Grazi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *