Peregrinação por grandes basílicas de Roma
No século XVI São Filipe Neri retomou uma tradição iniciada pelo Papa Gregorio Magno, para contrastar com o secularismo presente em Roma: caminhar a pé, em um único dia, por 7 Igrejas! Quase 500 anos depois esta peregrinação se repete. No último sábado(5), 85 jovens entraram neste desafio e nossa equipe de reportagem os acompanhou!
Bem perto da Cripta de São Pedro, os jovens iniciaram a jornada com uma Santa Missa. Era só o começo da aventura de peregrinar pelas 7 Igrejas, caminhar por 12 horas e percorrer cerca de 25 quilômetros.
Foi necessário um café da manhã reforçado para sustentar 85 jovens de todos os continentes em Roma, em missão religiosa, ou para estudar. Sempre um momento de oração.
A caminhada foi primeiro rumo a Basílica de São Paulo Fora dos Muros. Um contraste entre o antigo e o moderno, a Igreja construída sobre o tumulo do apóstolo dos gentios.
As ruas de Roma ganharam um colorido especial com a presença desses jovens.
O primeiro grande desafio foi a chuva, mas nada atrapalhou quem estava com um objetivo bem definido!
Antes de chegar a próxima basílica foi possível avistar onde estão várias catacumbas. Enfim, a Basílica de São Sebastião, mártir cristão do tempo do imperador Diocleciano. É permitida a visita às catacumbas de São Sebastião, onde o mesmo foi sepultado, também os corpos de São Pedro e São Paulo estiveram em época de perseguição cristã. Encontramos neste mesmo lugar o espaço onde São Filipe Neri, incentivador desta peregrinação, rezava.
Cada peregrino ganhou um terço abençoado pelo próprio Papa Bento XVI que, com este gesto, desejou expressar que está junto aos jovens!
A caminhada continuou. Paramos também na Basílica São João de Latrão, catedral de Roma e mãe de todas as Igrejas do Mundo. Os jovens foram convidados a peregrinar rumo a quinta Igreja em silêncio.
Na Basílica Santa Cruz de Jerusalém contemplaram fragmentos da Cruz de Jesus, trazidos a Roma por Santa Helena, mãe do imperador Constantino.
O caminho teve como um dos rumos a Basílica de São Loureço Fora dos Muros. Ali os jovens puderam rezar diante das relíquias dos diáconos Lourenço e Stefano, mártires do primeiro século.
A 7ª Igreja foi a Basílica Santa Maria Maior, cume da peregrinação.
Veja o vídeo completo deste dia:
Pingback: BLog Canção Nova
Pingback: Danusa Rego