Quem é padre João Schiavo

Sacerdote da congressão de Sao José, josefinos de Murialdo, primogenito entre nove irmãos, Padre João Schiavo nasceu na Itália, em Sant’Urbano de Montecchio Maggiore(VI), no dia 8 de julho de 1903, filho de Luigi Schiavo e Rosa Faturelli. Desde pequeno brilhavam nele os olhos de Deus, o chamavam santinho, ao 4 anos teve uma paralisia infantil que o levou a porta da morte e curou-se milagrosamente, já com esta idade queria ser padre. Manifestou esta decisão varias vezes para a mae quando pedia pra estudar a noite: ” deixai-me estudar eu quero ser padre”.

Entrou na Congregação dos Josefinos de Murialdo e, em 1919, fez sua primeira Profissão Religiosa. No dia 10 de julho de l927, apenas completados 24 anos, foi ordenado Sacerdote. Fundou diversas obras em favor das crianças e jovens pobres; Abrigo de Menores S.José (Caxias do Sul) hoje, Centro Técnico Social Obra Social Educacional, em Porto Alegre, Partenon e no Morro da Cruz. Abrigo de Menores em Pelotas e Rio Grande (RS), Colégio Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá (SC). Ao findar de 1966, Padre João Schiavo, cuja saúde há tempo estava debilitada, adoeceu gravemente. Apesar de todas as tentativas da equipe médica e de tanta oração pedindo a Deus sua cura, a doença prosseguiu de modo fulminante e, em dois meses, terminou com a caminhada terrena  do Padre João.

No último dia de sua vida, repetia: “Meu Jesus, Misericórdia”! Suas últimas palavras foram o compêndio de uma vida: “Pai, sou teu filho; sempre quis fazer tua vontade”. Padre João Schiavo faleceu às 9h30 do dia 27 de janeiro de 1967, assistido pelos dois Bispos de Caxias do Sul: D. Benedito Zorzi e D. Cândido Bampi, pelas Irmãs Murialdinas, Confrades e amigos. Foi velado na capela do então Abrigo de Menores S.José (hoje CTS) e no dia seguinte, foi levado para a catedral, onde o Bispo presidiu a Missa de corpo presente, prosseguindo, em seguida para Fazenda Souza. Após a Missa o povo, que afluiu numerosíssimo, como numa grande festa, acompanhou o féretro até o terreno das Irmãs Murialdinas, onde foi sepultado.

Desde então sua sepultura é meta de orações e peregrinações.  À sua intercessão são atribuídas muitas graças. a causa de beatificação iniciada no ano 2000 em Caixias do Sul está tramitando em Roma desde 2003 com a entrega do processo diocesano sobre a vida e virtudes de Pe. Joao, também foi entregue em Roma em 2009 o processo diocesano sobre o presumível milagre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *