5 Maneiras de você manter sua memória em ordem

1- Administre seu estresse: As tensões diárias, tais como pressões para cumprir  prazos, metas etc., podem  afetar  a sua capacidade de se concentrar e, consequentemente de memorizar as coisas do dia a dia. A maior causa de perda de memória é a ansiedade! Tente encontrar uma  estratégia para gerir o seu estresse e assim proteger a sua memória. A respiração profunda, a meditação e a oração podem ajudar a reduzir os seus níveis de estresse.  Mais da metade dos adultos com mais de 60 anos ficam preocupados com lapsos de memória, que nem sempre são sinais premonitórios de quadros demenciais, como a Doença de Alzheimer. A ansiedade e o estresse podem ser a principal causa das falhas na memorização .

2- Tenha uma boa noite de sono: Pessoas que não dormem bem à noite tendem a ser mais esquecidas  do que as pessoas que dormem profundamente. Uma boa noite de sono é essencial para consolidar memórias. Infelizmente, muitos medicamentos usados para tratar a insônia também podem prejudicar a memória e função geral do cérebro, sendo assim, antes de usar os soníferos tente ajustar seu sono com medidas não medicamentosas, como evitar deixar a TV ligada no quarto, não tomar cafe ou chá após as 17 horas, não fumar, não praticar exercícios físicos antes de se deitar,etc.

3- Se você fuma, pare: Fumantes têm um maior grau de perda de memória relacionada com a idade e outros problemas de memória do que não fumantes. As pessoas que fumam mais de dois maços de cigarros por dia, têm mais que o dobro do risco de desenvolver demência na velhice em comparação com não fumantes. Este risco desaparece quando as pessoas param de fumar!

4- Se você beber álcool, faça-o com moderação: Beber muito álcool aumenta o risco de perda de memória e demência.  Outro tipo de perda de memória associada ao uso de álcool é chamado de síndrome de Korsakoff. Nesta condição, a deficiência de vitamina B1  a longo prazo combinada com os efeitos tóxicos do álcool sobre o cérebro pode desencadear amnésia (perda de memória) súbita e dramática. Em alguns casos esta perda é permanente.

5- Proteger seu cérebro de uma lesão: Trauma na cabeça é uma das causas principais da perda de memória e aumenta também o risco de desenvolver demência. Sempre use o equipamento adequado durante atividades de alta velocidade e esportes de contato. Use cinto de segurança durante a condução de veículos. Acidentes de carro são a causa mais comum de lesão cerebral, e o uso de  cintos de segurança reduz consideravelmente as chances de lesão grave na cabeça. Usar capacete ao andar de bicicleta, de moto , durante patinação, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *