12. outubro 2020 · Comentários desativados em DIETA PARA PREVENIR A DOENÇA DE ALZHEIMER · Categories: Envelhecimento Saudável, Mal de Alzheimer · Tags: , ,

Pessoas que seguiram de perto uma dieta mediterrânea — rica em frutas, vegetais, legumes, peixes, grãos inteiros e gorduras insaturadas — tinham menos probabilidade de desenvolver os primeiros sintomas da doença de Parkinson, em comparação com aqueles que faziam dietas menos saudáveis, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da Harvard TH Escola Chan de Saúde Pública.

Embora a doença de Parkinson seja mais conhecida por sintomas relacionados ao movimento, como tremores, os primeiros sintomas podem incluir constipação, sonolência diurna excessiva e depressão.

Nesse estudo, publicado em 19 de agosto de 2020 na Neurologia, os pesquisadores analisaram os dados de saúde de 47.679 participantes no Nurses’ Health Study e no Health Professionals Follow-up Study. Eles compararam as dietas dos participantes com uma dieta de estilo mediterrâneo e também pontuaram o que comeram usando o Índice Alternativo de Alimentação Saudável.

No geral, as pessoas que pontuaram nos 20% superiores da qualidade da dieta foram um terço menos propensas a desenvolver vários sintomas iniciais de Parkinson ao longo de 20 anos, em comparação com as pessoas nos 20% inferiores.

Os autores afirmam que embora essas descobertas não provem que a dieta afeta o risco de doença de Parkinson, há razões para acreditar que uma alimentação saudável pode ser protetora ao reduzir a inflamação no corpo.

Fonte: https://www.hsph.harvard.edu/news/hsph-in-the-news/mediterranean-diet-parkinsons-disease-risk/

Comments closed.