Não existe idade para se começar a praticar atividade física.
Toda a comunidade cientifica admite o efeito positivo da atividade física na prevenção e minimização dos efeitos deletérios do envelhecimento, os cientistas enfatizam cada vez mais que exercícios físicos façam parte nos programas mundiais de promoção de saúde.
A relação exercícios físicos e longevidade tem sido objeto de muitas pesquisas em todo o mundo. Estudos feitos com alunos da Universidade de Harvard, onde foram acompanhados mais de 16000 ex alunos por mais de 22 anos demonstraram que os que começaram a praticar esportes experimentaram um índice 21% menor de morte do que aqueles que eram habitualmente sedentários. Nesse mesmo grupo foi verificado que quanto maior era a intensidade do exercício físico, menor a mortalidade.
Estudo similar com 13.000 homens e mulheres , acompanhados por oito anos mostraram uma relação inversa , forte e consistente entre aptidão física e mortalidade. Uma revisão de 37 estudos revelou que mulheres envolvidas em atividade física moderada , de pelo menos 30 minutos diários, tem taxas de mortalidade diminuída.
Em mais de 39000 mulheres profissionais de saúde que praticavam exercícios físicos leves e moderados havia menores taxas de mortalidade cardiovascular.Pelo menos uma hora de caminhada diária foi associada com risco menor, mesmo em mulheres que tinham sobrepeso, colesterol elevado e fumantes.
Em estudo realizado com mais de 40.000 mulheres pós menopausa seguidas por sete anos, mostraram que aquelas que praticavam atividade física regular tinha 30% a menos de mortalidade do que as sedentárias.
Existem varias revisões na literatura medica demonstrando a associação entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares. Alguns estudos revelam que indivíduos sem atividade física tem o dobro de chance de desenvolver doenças cardiovasculares.
A possibilidade de ocorrência de acidente vascular cerebral( AVC) também diminui com a pratica regular de exercícios físicos.Existe um estudo com mais de 72000 enfermeiras de 40 a 65 anos , que foram acompanhadas por oito anos que comprova esse dado.
Com base nesses estudos é importante entender que tanto em homens como em mulheres reduz as taxas de mortalidade, principalmente por doenças cardiovasculares. A pratica de atividade física regular durante o processo de envelhecimento, especialmente após os 50 anos de idade, mesmo que o individuo nunca tenha feito exercícios físicos produz impacto real na saúde e na longevidade.
No meu livro Envelhecer com Deus falo mais sobre esse assunto.
Adquira o seu clicando aqui