Sofrimento; Por quê?

sofrimento.jpg 

Essa é uma pergunta que muitos de nós fazemos ou já fizemos um dia.

Se nos perguntamos é porque na verdade, um dia, sofremos alguma agressão, calúnia, problemas familiares e mesmo de saúde; onde tudo acabou gerando em nós uma desesperança de que esse sofrimento nunca iria passar.

Há pessoas que até chegam ao ponto de buscar sair das situações dolorosas tirando sua própria vida e até a vida de outras pessoas. Mas, qual a causa desse sofrimento? Muitas delas são decorrentes de vários fatos dolorosos da nossa história; situações que nos deixam tristes, desmotivados e acabamos “arranjando” os “culpados” de tudo o que vivemos de mal. A verdade é que todas as situações e fatos que trazemos são apenas uma consequência de não termos olhado para os acontecimentos da nossa história de forma madura, como uma pessoa que não buscou nos fatos o culpado, mas que parou diante das dificuldades do dia a dia e, por isso, não pôde ver que em meio às grandes lutas o Senhor esteve e estará sempre presente.

O sofrimento é um caminho que cada pessoa passa. Nele podemos mergulhar na dor ou nas oportunidades em que ele nos oferece de nos assemelharmos ao Cristo que sofreu, mas que deixou o Espírito Santo gerar em Sua humanidade tão grande alegria! Certa vez, ouvi uma frase assim: “Pois o Amor com o qual vivo o sofrimento e as diversas situações é que me santifica”. Por isso, um sofrimento para um cristão é uma forma de abraçar o essencial da nossa vida: JESUS. E perceber que não existe culpados para os nossos sofrimentos, mas a forma que busco viver cada desafio é o que nos fará pessoas mais felizes. Não pelo sofrimento em si, mas como passo a olhar os fatos e os acontecimentos; reconhecendo que sou eu o responsável para fazer dele um meio e não um fim. Assim serei eu a dar resposta de viver ou não o amor, pois a liberdade está em assumir aquilo que sou, em meio às descobertas, fazendo delas uma ponte para chegar até o Senhor da vida.

Na Palavra de Deus, em Tiago 5, 13 nos diz: “Se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos”. O sofrimento vem para que sejamos melhores, para que nos tornemos pessoas maduras na fé, e assim, vivermos a certeza de que Deus é maior que tudo!

Maria Valdilene – Canção Nova

 

Como você enfrenta os seus sofrimentos?

Deixe seu comentário, seu pedido de oração.