Maria: Um sim definitivo aos planos de Deus!

Desde criança ouvia as pessoas dizendo: “Esta pessoa é de palavra…” Aquilo sempre me chamou a atenção. Ser gente de palavra… “Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do Maligno”, vai nos afirmar o Evangelho de Mateus(cf. Mt 5, 37). Hoje, no mundo da técnica e do progresso, parece que tudo é provisório. Será mesmo? Não pode existir mais nada de definitivo? Olhando para a Menina de Nazaré, neste mês dedicado a Ela, vemos mais do que uma pessoa de palavra. Ela é a mãe da Palavra. O Verbo se fez carne nela. E, é a mulher do sim definitivo aos planos do Pai. “A vida só é risco e aventura pra quem se decide, em definitivo, assumir compromissos”. Quando assumimos algo, colocamo-nos diante do incalculável. No mundo da técnica isto parece loucura, mas é o que dá sentido à vida. Nascemos para gastar a vida pelos outros, para servir e amar. É preciso ser gente de palavra pra assumir de verdade esta aventura. Digo isso com respeito ao matrimônio, à ordenação sacerdotal, aos compromissos de amor e fidelidade que cercam estas realidades. Quando assumimos o definitivo, precisamos ter presente a alegria e a satisfação do cumprimento da missão; a paz e a serenidade que garantam o perdão mútuo, e a possibilidade de se dar sempre novos inícios, no mesmo compromisso, com uma amor renovado. Peçamos à Virgem Mãe, Mãe do Verbo Divino, que nos mantenha fiéis às nossas palavras, às nossas promessas. Que o mundo veja em nós o amor e a fidelidade do próprio Deus! Que o nosso Amor seja expressão viva do Amor de Cristo, Palavra do Pai, pela humanidade! O nosso sim perseverante coroa e confirma a dignidade de filhos e filhas de Deus que carregamos em nosso ser! Caríssimo(a) irmão(ã), este sim é abençoado por Deus! Sim à vida, à alegria, à comunhão de vida! Porém não cobre de você, o que de você não dependeu. Faça a sua parte, isto é o que importa! Aquele que disse um sim definitivo à humanidade, há de recuperar o coração de quem se sentiu diante de alguém que não manteve a palavra! Maria, mulher do Sim, rogai por todos nós!

 

Pe. Rinaldo Roberto de Rezende

Pároco da Catedral São Dimas

São José dos Campos – SP

Acesse mais Reflexões

 

Deixe seu comentário, seu pedido de oração.