Ritos bizantinos católicos na Igreja de Santana, em Taubaté

É na Igreja de Sant’Ana em Taubaté que funciona uma Capelania Greco-Melquita Católica.

A igreja Greco-Melquita Católica, tem suas raízes nos primeiros centros da Cristandade, localizados em Antioquia, Alexandria e Jerusalém, e é uma das igrejas mais antigas do mundo.

Foi oficializada em 1724 entre o Papa e a Igreja de Roma.

Desde o século X, a Igreja Melquita celebra sua liturgia em Rito Bizantino. Esse Rito, nascido por volta do ano 300 em Constantinopla, expandiu-se por todo o Oriente Médio tornando-se o que reúne o maior número de Fiéis na Igreja Oriental.

Os Fiéis greco-melquitas são, em geral, habitantes do Oriente Médio, que por causa das Constantes crises provocadas pelas guerras e outros problemas, migraram para o Brasil a partir da segunda metade do século XIX.

A corrente bizantina reúne descendentes de árabes e remonta ao ano mil, quando fiéis do Oriente Médio, de regiões como Líbano, Síria e Turquia se viram entre a religião islâmica e uma margem de fiéis que se alinhava a religião de Roma, o catolicismo.

Devido ao crescimento da imigração, a Igreja Greco-Melquita Católica passou a se preocupar com os seus Fiéis, a pedido do Patriarca, a Santa Sé procurou Apoiar a criação da Eparquia Greco-Melquita Católica no Brasil, que conta hoje com diversas comunidades espalhadas pelo país, sendo uma delas em Taubaté.

Fonte: flickrs e valeparaibano