Maria, mestra da oração

Reconhecemos em Maria uma verdadeira mestra da oração. Uma das mas belas lições desta professora está no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, que é uma verdadeira Escola de Oração. Ali encontramos quase todas as palavras da ave-maria e a mais bela canção que uma mulher já cantou: o Magnificat. São lições de como devemos rezar corretamente. Em cada palavra Maria se faz a nossa mestra na oração. Não rezamos para Maria, mas com ela, unidos ao seu Filho, animados pelo Santo Espírito. Esta oração nos leva à nossa pátria definitiva: o abraço do Pai que está no céu.

Fico pensando onde Jesus teria aprendido tantas coisas que nos ensinou sobre o Reino dos Céus. Mesmo sendo Deus, ele não nasceu sabendo. Na Encarnação o Verbo se tornou solidário conosco em tudo. Quando nasceu, em Belém, ele chorou como qualquer criança. Não nasceu sabendo falar. Isto pode parecer óbvio, mas algumas pessoas ainda imaginam que, por ser Deus, Jesus não precisaria estudar. Precisou, sim! Mas onde teria sido a sua escola? Não era escriba, nem fariseu, nem mestre, nem doutor da lei. Era um simples carpinteiro. Fabricava cadeiras e mesas; reformava casas nos arredores de Nazaré. Tinha as mãos calejadas e a pele queimada pelo sol. A Bíblia pouco nos fala deste tempo, mas imagino que ao fim do dia, antes do sol se por, a sagrada família se reunia para jantar, rezar e conversar. Não havia rádio, TV ou Internet.

Chama a atenção que Jesus sabia ler e escrever. Coisa rara até para homens cultos de seu tempo. Quem o ensinou? Não havia escolas para o povo. Imagino que Maria tenha sido sua professora. E como ensinou bem aquele que se tornou o Mestre de todos os mestres e doutores do mundo.

Publicamos recentemente onde desdobramos o significado de cada uma das palavras da Ave-maria e do Magnificat.

Conhecendo estas palavras você pode rezar com mais “saber” e mais “sabor”. Assim evitaremos a oração que estaciona na repetição mecânica de palavras. Jesus mesmo disse um dia que quando a gente reza não deve ficar só na repetição. É preciso saber o que estamos rezando.
Que Maria, mãe e mestra da oração, interceda por cada um de nós!

PRECE À MARIA, CATEQUISTA DE JESUS!

Ave Maria,
olhando a tua vida meu coração exulta de alegria.
Pelo teu sim recebemos o Salvador.
Como não cantar: Minh’alma engrandece o Senhor!!!
No teu colo de mãe quero cantar com os milhões de irmãos e irmãs
que foram gerados no teu ventre: Ave Maria, mãe de Jesus!
Querida catequista de Jesus,
Ensina-me a transformar o saber em sabor e a sabedoria em unção.
Que o teu exemplo me ajude a acreditar
Que é possível mudar o mundo pelo poder da oração.
Ensina-me a rezar com a voz e com as mãos,
Com mística e militância, com espiritualidade e solidariedade.
Ouvir o anjo Gabriel e servir a prima Isabel,
É saber e trilhar, o caminho do céu!

AMÉM!

 

Pe.Joãozinho, scj