Quaresma

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo em nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

Ao longo deste tempo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Durante este tempo especial de purificação, contamos com uma série de meios concretos que a Igreja nos propõe e que nos ajudam a viver a dinâmica quaresmal.

Em primeiro lugar, a vida de oração, condição indispensável para o encontro com Deus. Na oração, o cristão inicia um diálogo íntimo com o Senhor, deixando que a graça divina penetre em seu coração e se abra à ação do Espírito.

A renúncia nas circunstâncias ordinárias de nossa vida também constitui um meio concreto para viver o espírito de quaresma. Não se trata tanto de criar ocasiões extraordinárias, mas sim, de saber oferecer aquelas circunstâncias cotidianas que nos são incômodas. De aceitar com alegria os diferentes contratempos que nos apresenta o dia a dia. Da mesma maneira, o saber renunciar nos ajuda a viver o desapego e o desprendimento.

Fonte: Pároquia Espírito Santo