História de Fé

Avó de Dom Moacir e Padre Rogério Augusto

Quero falar sobre a vida da minha mãe. Seu nascimento foi em 31 de dezembro de 1907, recebeu o nome em seu batizado de Eva Maria de Jesus.
Sua mãe faleceu quando ela tinha por volta dos seus 5 anos. Ainda menina começou a trabalhar para seu próprio sustento, pois seu pai sofreu um grave acidente.

Superou os obstáculos que apareceram em sua vida, pois era muito perseverante e tinha muita confiança em Deus. Era muito devota de Nossa Senhora Aparecida, apesar de não conhecer a Basílica e a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Era de uma família muito pobre e não tinha condições nenhuma para visitar a cidade onde se localizava a Basílica e a Imagem. Aos 18 anos, ela conheceu a Basílica e a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, pois um casal de amigos dela a acompanhou na viagem. Aos 26 anos, Eva se casou com Benedito Augusto, ali, na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O casal enfrentava muitas dificuldades para sobreviver, mas nunca deixou de fazer a visita periódica à Basílica, junto com as três filhas que nasceram. No Santuário, faziam a visita a imagem, participavam da confissão e da santa missa, como devoção a Nossa Senhora.  Essa devoção não permanecia apenas nas visitas à Basílica, mas também em sua própria casa. Todos os dias, depois de um duro dia de trabalho na roça, Eva e Benedito, junto com suas filhas, Maria, Dirce e Helena, diante de um oratório que havia na sala, se ajoelhavam para rezarem o terço, a ladainha e a oração pela Santa Igreja e pela pátria.
Eva ficou viúva em 2001. Os anos se passaram e em 13 de maio de 2007, aos 100 anos,  o Papa Bento XVI, veio ao Brasil ao Santuário Nacional de Aparecida. Ela participou da Santa Missa e recebeu a Santa comunhão das mãos do Santo Padre, o Papa Bento XVI.

Em 2009, aos 101 anos, perdeu uma  de suas filhas, Maria Augusta, vítima de câncer. Para Eva não foi nada fácil perder a filha Maria que já estava doente há alguns anos, porém com Fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida não se deixou abater. Ela dizia sempre que Nossa Senhora sofreu sem merecer e que o sofrimento que ela passava não se comparava ao de Nossa Senhora.

Sua última visita ao Santuário foi com suas duas filhas, Dirce e Helena, assim realizando mais uma vez seu sonho que teve início aos 18 anos.

Minha mãe faleceu em 17 de maio de 2010, assim retornando a Casa do Pai, deixando um exemplo de vida e Fé. Era uma mulher muito corajosa e perseverante, com muita confiança em Deus e devoção a Nossa Senhora Aparecida. Tinha uma fé muito viva! Uma grande mulher que sempre depositou sua confiança no Senhor, que sempre colocou Deus em primeiro lugar.

Um dos resultados desta escolha a Deus, foi poder participar da formação de dois de seus netos, que se tornaram sacerdotes: Dom Moacir Silva, hoje bispo da diocese de São José dos Campos e Padre Rogério Augusto das Neves, também do clero diocesano de São José dos Campos.

Eterna saudades e Exemplo de vida e Fé é o que Eva deixou a sua família, familiares e amigos.

Redigido por Helena Augusto das Neves, Filha de Eva, mãe de padre Rogério Augusto.

Fonte: Filhos no Céu

Deixe seu comentário: